Comunidade acadêmica no exterior recebe orientação e apoio da UFMG
Equipe de aconselhamento psicológico é formada por 28 alunos e professores; trabalho é coordenado pela DRI
Mais de 200 estudantes e cerca de 70 professores da UFMG estão espalhados por 30 países para realização de pesquisas, intercâmbios e participação em programas acadêmico-científicos. Com o intuito de preservar a saúde mental dessa comunidade em um cenário de enfrentamento ao novo coronavírus, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFMG), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, acionou o projeto Plantão Psicológico UFMG para criação de um canal de aconselhamento psicológico on-line a estudantes e professores em mobilidade.
Em entrevista à TV UFMG, o diretor adjunto de Relações Internacionais, Dawisson Belém Lopes, diz que as ações devem trazer conforto para membros da UFMG que têm enfrentado diversas situações burocráticas e conflituosas em solo internacional. De acordo com ele, as restrições de mobilidade domiciliar e internacional provocam angústia, que se soma à insegurança causada pela própria pandemia, mas reafirma que a UFMG está atuando para que sua comunidade no exterior receba assistência e apoio.
Desafios
A professora Cláudia Linz, subcoordenadora do projeto de extensão Plantão Psicológico UFMG, explica que o aconselhamento psicológico on-line consiste em uma rede de escuta acolhedora formada por 28 alunos e professores supervisores.
A professora acrescenta que a demanda pelo aconselhamento remoto não desafia apenas a comunidade em solo internacional. Para a equipe do Plantão Psicológico, têm sido um desafio pensar e desenvolver conhecimentos técnico-metodológicos para contornar dificuldades e aprimorar esse suporte.
O vídeo produzido pela TV UFMG reúne relatos de estudantes e professores no exterior, além de algumas imagens geradas pelos próprios entrevistados. O suporte oferecido pela Universidade à sua comunidade que atua em instituições estrangeiras também foi abordado em matéria recente publicada pelo Portal UFMG.
Ficha técnica: Olívia Resende e Jéssica Januário (produção); Olívia Resende (reportagem e edição de conteúdo) e Marcelo Duarte (edição de imagens)