Pesquisador holandês fala na UFMG sobre propagação de línguas pré-históricas

Søren Wichmann desenvolveu software que estima o tempo que idiomas levam para se espalharem pelo mundo

Søren Wichmann: Línguas ancestrais
Søren Wichmann: línguas ancestrais Divulgação / IEAT

O software Automated Similarity Judgment Program (ASJP) reúne listas armazenadas em bancos de dados com palavras de dois terços das línguas do mundo que possibilitam inferir o momento e o local em que uma língua ancestral de praticamente qualquer família linguística foi falada. Assim, é possível calcular o tempo que os idiomas levaram para disseminarem pelo mundo durante os últimos seis mil anos.

Essa ferramenta é fruto dos estudos de um grupo de pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda. Um dos seus integrantes, o linguista Søren Wichmann fará, no próximo dia 29, no âmbito do programa Cátedras, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), a conferência Taxas de propagação de línguas pré-históricas.

Wichmann vai apresentar novas ferramentas para o estudo da história das línguas, incluindo mecanismos de simulação computacional para a validação dos métodos empregados. A conferência será realizada no auditório B107 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), a partir das 10h, com tradução simultânea.

Escrita maia
Søren Wichmann trabalhou na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, no Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha, e na Universidade Federal de Kazan, na Rússia, além de ter sido pesquisador visitante em várias instituições dos EUA, do México, da Alemanha e da China.

Após realizar trabalhos descritivos e em linguística histórica de diversas línguas e famílias linguísticas da América Central, Wichmann passou a oferecer contribuições fundamentais para o estudo da escrita maia clássica. Mais recentemente, ele passou a se dedicar a áreas de modelagem computacional da dinâmica da linguagem e a métodos quantitativos em linguística histórica e tipologia linguística, incluindo o desenvolvimento da base de dados lexical ASJP e métodos para o estudo da pré-história linguística. É autor de 12 livros e de 150 artigos.

Na quinta-feira, 31 de outubro, Wichmann vai ministrar a palestra ASJP: an interdisciplinary tool for studies involving language differences worldwide, a partir das 14h, no auditório Professor Baesse, da Fafich. A palestra será em inglês, sem tradução simultânea. As duas conferências são abertas ao público. As inscrições devem ser feitas pela internet.