Internacional

Congresso de extensão da AUGM aborda contribuições das universidades para o desenvolvimento

Evento começa hoje e será realizado até quarta; Festival de Teatro Negro, Rede de Museus e Grupo Sarandeiros são atrações da UFMG

Com o tema Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável, começa nesta segunda-feira, dia 13, a quinta edição do Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Virtual e gratuito, o evento terá apresentação de trabalhos, conferências, mesas, oficinas e atrações culturais. Em 2021, ele é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O objetivo é articular novas práticas extensionistas que atuem em prol do desenvolvimento regional sustentável e popularizar os conhecimentos produzidos por universidades brasileiras, uruguaias, argentinas, paraguaias, chilenas e bolivianas. O evento vai também destacar o papel das instituições de ensino na transformação social e demonstrar a importância da universidade pública para a América do Sul.

Os 266 trabalhos selecionados para apresentações estão reunidos em cinco eixos temáticos: Institucionalização da extensão universitária; Produção artística e cultural; Desenvolvimento sustentável, Estado e sociedade; Formação de cidadania, direitos humanos e inclusão; Comunicação e redes.

Apresentação on-line do Grupo Sarandeiros em 2021
Apresentação on-line do Grupo Sarandeiros em 2021 Reprodução | YouTube DAC

Presença da UFMG
Festival de teatro negro, relato de experiência de gestão da Rede de Museus da Universidade, Festejo junino com o grupo Sarandeiros e teatro como forma de acolhimento de pessoas trans estão entre as atividades da UFMG que serão apresentadas no congresso.

Todas as apresentações de trabalho serão realizadas na terça e na quarta-feira, dias 14 e 15, nos turnos da manhã e da tarde, por meio da plataforma Google Meet. Elas são abertas a todos os interessados. Para ter acesso às salas virtuais, basta ter conta de e-mail vinculada ao Google.

Programação
A abertura será realizada hoje, 13, às 19h, e reunirá o professor Artur Agostinho de Abreu e Sá, coordenador da Cátedra Unesco Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudável na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), e o diplomata brasileiro Ricardo Rizzo.

Na terça-feira, 14, a programação terá início às 8h, com sessões de apresentação de trabalhos e oficinas. Às 10h30, será realizada a mesa Educação, ODS (Agenda 2030-ONU) e desenvolvimento, com a participação da professora Ana Lúcia Gazzola (UFMG), do professor Francisco Tamarit (Universidade Nacional de Córdoba) e do professor Patricio Sanhueza Vivanco (reitor da Universidade de Playa Ancha). No período da tarde, às 15h30, está programada a mesa Criação artística pós-pandemia: aprendizagens e desafios, com a professora Paola Ferraro (Faculdade de Arquitetura, Desenho e Arte do Paraguai) e Carlos Beyrodt Paiva Neto (Observatório de Economia Criativa da Bahia).

No último dia, quarta-feira, 15, às 10h30, será realizada a mesa Mídia, informação e desenvolvimento comunitário, com a professora Raquel Paiva (UFRJ), o professor Gustavo Ibarra (Comissão Nacional de Direitos Humanos do Paraguai) e Ximena Póo Figueroa (Cátedra de Racismos e Migrações Contemporâneas, do Chile).

O professor Oscar Jara, sociólogo, educador popular e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fará na quarta-feira, dia 15, a partir das 19h, a conferência de encerramento, que coincidirá com a mesa de abertura do 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs). Ele falará sobre o tema Universidade pública e seu compromisso educacional transformador pela via da extensão.

A programação e demais informações estão disponíveis no site do evento.

Com Assessoria de Comunicação da Proex