Arte e Cultura

Coral da Fale lança vídeo com arranjo virtual de música barroca

'Passacalha' é uma composição do catarinense Edino Krieger; produção está disponível no YouTube

O Coral da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG publicou, em vídeo, arranjo virtual produzido para a música Passacalha, referência a uma forma musical barroca. Nesta composição, o compositor catarinense Edino Krieger transporta a forma musical clássica para a música popular brasileira, com letra e melodia originais. O vídeo da performance pode ser visualizado no canal do Coral da Fale no YouTube.

A produção de um arranjo virtual é a possibilidade que o coro tem de se reunir neste período de isolamento social. Seus integrantes encontram-se aos sábados, por videoconferência, para exercitar suas vozes e ensaiar arranjos. Por grupos de WhatsApp, eles fazem o compartilhamento dos resultados individuais dos ensaios. O regente do coral, João Pedro Vasconcelos, reúne os áudios de cada naipe (sopranos, contraltos, tenores e baixos) e os balanceia para soarem em harmonia. Bia Lana foi a responsável pela edição de imagens.

Criado em 1987 por estudantes, com apoio de professores, o coral mantém o registro de suas atividades no Instagram (@coraldafale), onde estão disponíveis mais informações sobre sua trajetória e a de seus integrantes. Novos arranjos serão divulgados em breve.