Coberturas especiais

Cres converte Córdoba na capital da educação superior da América Latina e Caribe

Em sua terceira edição, evento é uma das reuniões preparatórias da conferência de Paris

Placa indicativa de avenida no campus da Universidade Nacional de Córdoba, sede da Conferência
Placa indicativa de avenida no campus da Universidade Nacional de Córdoba, sede da Cres 2018Marcílio Lana / UFMG

Córdoba se transforma, a partir de hoje, 11 de junho, na capital do ensino superior da América Latina e Caribe. A 3ª Conferência Regional da Educação Superior (Cres 2018) reúne representantes das comunidades acadêmicas e dos governos nacionais para debater melhorias para as quase 14 mil instituições de ensino superior da região. Ao fim do evento, uma declaração e um plano de ação serão apresentados.

O coordenador da Cres 2018 e diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Unesco-Iesalc), Pedro Henriquéz Guajardo, destaca que a conferência busca formas de fortalecer os sistemas de educação superior. "Tivemos de unir as 417 categorias temáticas em sete eixos. Não é possível debater tudo. Os temas mais específicos estão, de certa forma, contemplados nos eixos, e muitas outras questões serão tratadas em mesas de trabalho e fóruns", explica Guajardo.

A expansão da participação do setor privado na educação superior, a influência das novas tecnologias na produção de conhecimento e o processo de democratização das instituições de ensino são as temáticas que orientam os debates da Cres 2018. Também será promovida uma reflexão sobre o centenário da Reforma Universitária de Córdoba.

As atividades da 3ª Conferência começam às 15h30, com a mesa inaugural do evento. Em seguida, ocorrem apresentações da Orquestra de Instrumentos Indígenas e Novas Tecnologias da Universidade Nacional de Tres de Febrero (Buenos Aires, Argentina), Tamboreras Ensamble e Vivi Pozzebón (Córdoba, Argentina) e Charo Bogarín Trío (Buenos Aires, Argentina).

Dores que permanecem
Às 17h30, será realizada a conferência As dores que permanecem são as liberdades que faltam. Continuar e aprofundar o Manifesto de 1918, ministrada pelo professor da Universidade de Coimbra e diretor do Centro de Estudos Sociais de Portugal, Boaventura de Sousa Santos. Sua conferência encerra o primeiro dia de atividades da Cres 2018.

Organizada em conjunto pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e o Caribe (Unesco-Iesalc), pela Universidade de Córdoba, pelo Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) e pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação da Argentina, a Cres 2018 é uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019, e marca o centenário da Reforma Universitária de 1918, em defesa da autonomia e democratização da universidade pública. A conferência debate o atual cenário da educação superior na América Latina e Caribe e as estratégias para garantir desenvolvimento sustentável na próxima década, além de tratar da agenda Educação 2030 da Unesco.

As duas primeiras edições da Conferência foram realizadas em Cuba (1996) e Cartagena (2008).

Marcílio Lana e Maria Dulce Miranda