Notícias Externas

‘Cria Periferia’ oferta oficinas de audiovisual para artistas periféricos da Pampulha

Projeto busca fornecer conhecimento para produção audiovisual on-line a artistas periféricos, a fim de impulsionar a arte em meio digital

Inscrições estão abertas para realizadores periféricos de bairros da Pampulha
Inscrições estão abertas para realizadores periféricos de bairros da Pampulha Divulgação / Cria Periferia

Tendo em vista o crescimento da demanda por produções audiovisuais para a web causada pela suspensão das atividades presenciais durante a pandemia, a Cria Periferia criou oficinas gratuitas de audiovisual para artistas das periferias da região da Pampulha, em Belo Horizonte. O projeto Cria Periferia - Das ruas para a web busca fornecer conhecimento para produção audiovisual on-line a artistas periféricos, com o objetivo de impulsionar a divulgação e a comercialização de arte em meio digital. 

O curso será dividido em 10 encontros, com aulas em setembro e outubro, às terças e quintas, das 19h às 21h, por meio da plataforma de videoconferência Google Meet. Durante a oficina, os selecionados vão aprender, entre vários tópicos, como produzir um roteiro de gravação e também as principais noções de direção de fotografia, como iluminação, planos e ângulos, movimentos de câmera e temperatura de cor. 

As inscrições estão abertas até quarta-feira, 25, para artistas residentes em bairros da regional Pampulha (Alípio de Melo, Confisco, Conjunto Celso Machado, Inconfidência, Itatiaia, Jardim Alvorada, Jardim São José, Manacás, Santa Terezinha, Serrano, Urca, Vila Antena Montanhês, Vila Jardim Alvorada, Vila Jardim Montanhês, Vila Jardim São José e Vila Santo Antônio Barroquinha). Podem se inscrever artistas de música, dança, teatro, pintura, escultura, desenho, grafite, cerâmica, gravura, artesanato, literatura, fotografia, cinema e arte digital. O formulário de inscrição está disponível no perfil da Cria Periferia no Instagram.

Nesta segunda-feira, 23, o programa Expresso 104,5 tratou das oficinas, em entrevista. O apresentador do programa, Filipe Sartoreto, conversou com Monica Veiga, diretora da produtora Atlântico Filmes, atuante há 15 anos no audiovisual e proponente da oficina.

Ouça a conversa de Filipe Sartoreto com Monica Veiga no SoundCloud.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto