Lazer e esporte

Festival celebra dia do atleta paralímpico

Atividades serão realizadas neste sábado, com foco na inclusão de jovens com deficiência

Piscina Olímpica do CTE é utilizada para treinamento de atletas paralímpicos de alto rendimento
Piscina do CTE é utilizada para treinamento de atletas paralímpicos de alto rendimento Divulgação / Centro de Treinamento Esportivo

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG recebe neste sábado, 21, a segunda edição do Festival Paralímpico, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Belo Horizonte é uma das 69 sedes do evento no Brasil. O evento terá início às 8h30 e é aberto à comunidade. O CTE está localizado na Avenida Alfredo Camarate, 617, bairro São Luís, Pampulha.

Crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos de idade, poderão praticar modalidades como tênis de mesa, atletismo e bocha paralímpica, com a supervisão de profissionais do Programa Superar e da UFMG. "A ideia é receber os jovens com deficiência para essa prática esportiva e apresentar o Projeto Esporte Paralímpico a eles", explica Carla da Mata, supervisora do Projeto. Serão reservadas 20% das vagas para aqueles que não estão na condição de deficiente. 

Inclusão pelo esporte
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é comemorado em 22 de setembro e foi instituído pelo decreto 12.622, de 8 de maio de 2012. No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam a festividade, incluindo Belo Horizonte. As atividades deverão mobilizar cerca de 10 mil jovens com deficiência em todo o país.

As atividades são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com o Programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte, que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte.

O Centro de Treinamento Esportivo foi credenciado, em 2018, pelo CPB como polo de referência para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para atletas com deficiência. Na instituição, são realizadas atividades de preparação de atletas, formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa. Parte dos trabalhos é viabilizada com recursos da ordem de R$ 1,76 milhão liberados pelo Ministério do Esporte, conforme noticiou a edição 2.046 do Boletim UFMG, de fevereiro deste ano.