Extensão

Cursinho popular oferece aulas gratuitas de preparação para o Enem e vestibulares de escolas técnicas

Noventa vagas serão preenchidas por estudantes de escolas públicas e de baixa renda; inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro

Equalizar oferece preparação gratuita há mais de 10 anos
Equalizar oferece preparação gratuita há mais de 10 anos Foto: divulgação | Equalizar

Estarão abertas, até 1º de dezembro, as inscrições para o processo seletivo do Equalizar, cursinho popular da Escola de Engenharia da UFMG. Dedicado a promover a igualdade, a diversidade e a inclusão na Universidade, o projeto oferece cursos preparatórios gratuitos para vestibulares e escolas técnicas. Serão ofertadas 45 vagas para cada modalidade.

O processo seletivo consiste na inscrição por meio da plataforma Sympla (Pré-Enem e Pré-Técnico), pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 15 e prova de avaliação, que será realizada em 15 de dezembro, das 9h às 12h. Para se inscrever, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e estar matriculado ou ter concluído os estudos em escolas públicas.

Os cursos serão ministrados por voluntários de março a novembro de 2025, na Escola de Engenharia da UFMG. As aulas serão de segunda a sexta-feira, no turno da tarde, para o Pré-Técnico, e no turno da noite, para o Pré-Enem. Os simulados serão realizados mensalmente, aos sábados.

Além de aulas e monitorias de todas as disciplinas (matemática, física, química, biologia, história, geografia, literatura e português), o Equalizar também oferece acompanhamento psicopedagógico aos estudantes por meio de orientação profissional, acolhimento e atendimento psicológico.

Equalizar
Criado em 2012, o cursinho popular Equalizar é um projeto de extensão desenvolvido por estudantes da Escola de Engenharia da UFMG, que oferece aulas preparatórias para vestibulares (Pré-Enem) e escolas técnicas (Pré-Técnico), como Cefet e Coltec.

O Equalizar tem mais de 60 voluntários organizados nas áreas pedagógica, como professores e monitores que atuam em sala de aula, e administrativa, responsável pela gestão do projeto em áreas como comunicação, recursos humanos e apoio psicopedagógico.

Demais informações podem ser encontradas nos editais dos cursos Pré-Enem e Pré-Técnico e no site do Equalizar.