Ensino

Curso capacitará docentes para construir projetos de ensino-aprendizagem

Formação oferecida pela Prograd dispõe de 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição

Professores recém-contratados em evento de boas-vindas na Estação Ecológica
Professores recém-contratados em evento de boas-vindas na Estação Ecológica Foto: Foca Lisboa | UFMG

Até 6 de agosto, estarão abertas as inscrições para a Formação em projetos de ensino-aprendizagem. O curso vai oferecer noções teóricas e práticas sobre planejamento e avaliação desses projetos. 

As inscrições são feitas mediante preenchimento de formulário. Com carga horária de 60 horas, a ação formativa é coordenada pelas diretorias de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) e de Mobilidade, Estágio e Bolsas, ambas vinculadas à Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, a formação foi estruturada com base em política aprovada pela Câmara de Graduação em 2021 e "constitui uma valiosa ação do LabDocências para valorização da docência".

Há 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. São aptos, além de docentes interessados em desenvolver projetos de ensino-aprendizagem, coordenadores e orientadores de projetos realizados no âmbito dos programas de bolsas acadêmicas da Prograd.

Atividades assíncronas e encontros presenciais
Oferecida na modalidade semipresencial, a formação é composta de atividades assíncronas, organizadas no Moodle, e encontros presenciais semanais, que serão realizados no campus Pampulha, sempre às sextas-feiras, de 25 de agosto a 24 de novembro, das 14h às 17h.

De acordo com a diretora de Inovação e Metodologias de Ensino da Prograd, Bréscia Nonato, a formação é especialmente necessária para os coordenadores do Programa de Monitoria da Graduação (PMG), que, neste ano, abrirá edital e receberá novos projetos para alocação de bolsas de graduação relativas ao ensino. 

"Uma das expectativas é que os professores possam construir durante o curso um projeto de ensino-aprendizagem alinhado com a política institucional”, relata a professora.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail giz@prograd.ufmg.br