Arte e Cultura

Desenhos e narrativas da mostra 'Mundos indígenas' estão disponíveis em plataformas virtuais

Exposição é uma das atrações da programação do Espaço do Conhecimento UFMG

Tehêys de Liça Pataxoop | Yãmixoop de O Grande Tempo das Águas
Tehêys de Liça Pataxoop de 'O grande tempo das águas'Reprodução / YouTube

O Espaço do Conhecimento UFMG disponibilizou no YouTube e no SoundCloud desenhos e narrativas da exposição Mundos indígenas.

No YouTube, foram postadas seis animações sobre os povos Pataxoop. No SoundCloud, foram lançados 12 áudios relativos ao jogo O grande tempo das águas, feitos por professores e alunos da escola indígena Muã Mimatxi, do povo Pataxoop.

Uma das curadoras da exposição, Liça Pataxoop, explica que, por meio dos tehêys, que são instrumentos de pesca, as crianças de Muã Mimatxi, aldeia no município de Itapecerica (MG), “aprendem valores da vida e da natureza, pescam conhecimento, alegria, identidade, cultura, convivência e força”.

Viver, saber e se cuidar
A exposição Mundos indígenas foi inaugurada em 2019. Por meio dela, são apresentados os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. Os conceitos foram propostos por um grupo de curadores e curadoras indígenas.

Todo o conteúdo pode ser visitado na série Visita virtual à exposição 'Mundos indígenas'. Mais informações estão disponíveis no site do Espaço do Conhecimento. O museu fica na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.