Ensino

Disciplina de formação livre para graduação abordará o binômio complexidade-transdisciplinaridade

As questões da complexidade e da transdisciplinaridade vão compor a abordagem central da disciplina Estudos Avançados e Transdisciplinares, oferecida neste semestre a graduandos de todos os cursos, na modalidade Formação Livre.

Com 30 horas-aula, a disciplina terá encontros a partir de 4 de março, sempre às sextas-feiras, das 9h20 às 11h, em local do campus Pampulha a ser definido. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Acadêmico de Graduação (Siga), nos dias 23 e 24 de fevereiro. São 60 vagas para a disciplina, que tem código CAD 068.

A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), cujo diretor, professor Estevam Las Casas, fará a palestra de abertura.

A organizadora da disciplina, professora Ana Paula Paes de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e ex-residente do Ieat, dará aulas de introdução ao tema. Os encontros seguintes serão conduzidos por professores residentes do Instituto, de diversas áreas do conhecimento. As atividades serão encerradas em 1º de julho com uma conferência.

A residência no Ieat consiste em um ano de estudos em que o professor está liberado de atividades didáticas. Residente no biênio 2014-2015, Ana Paula Paes de Paula tem formação inicial e pós-doutorado em Administração e formação complementar em psicanálise, filosofia e ciências sociais. Sua atuação é eminentemente transdisciplinar, abrangendo temas como construção do conhecimento organizacional; movimentos sociais, minorias, participação social na gestão pública e ciberdemocracia; experiências organizacionais alternativas, economia solidária e tecnologia social.