Arte e Cultura

Documentário aborda a diversidade religiosa do Brasil

'Híbridos, os espíritos do Brasil' tem pré-estréia nesta quinta-feira, 19, em Belo Horizonte

Cena do documentário Híbridos, os espíritos do Brasil, de Vincent Moon e Priscilla Telmon.
Cena do documentário 'Híbridos, os espíritos do Brasil', de Vincent Moon e Priscilla Telmon. Divulgação

O documentário Híbridos, os espíritos do Brasil, resultado de um estudo experimental e etnográfico sobre diversos cultos religiosos do Brasil, tem pré-estreia nesta quinta-feira, 19, em Belo Horizonte. O filme aborda, de maneira poética e sensorial, a diversidade da cultura espiritual no país e os laços entre curandeiros, xamãs, místicos, devotos e iniciados, em uma espécie de cinema-transe que dá início a um novo ritual, cinematográfico.

O cineasta, pesquisador e diretor do documentário Vincent Moon conversou com o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 18.

"Eu filmei muitos artistas brasileiros e também do mundo e, pouco a pouco, fui me interessando cada vez mais pelo sagrado. O que é a espiritualidade, o que é a música sagrada? De onde vem a música? Tudo vinha do sagrado no início dos tempos. Então, se você fala de espiritualidade hoje, você fala do Brasil, porque o Brasil é o país mais rico do mundo nesse aspecto. A diversidade do país sobre o sagrado é tão grande, que, realmente ainda é um tesouro para mim" afirmou o diretor Vincent Moon. 

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-18-04-2018.mp3

A pré-estreia do documentário Híbridos, os espíritos do Brasil, será às 19h30, no MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89).  Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com os diretores Vincent Moon e Priscilla Telmon. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados 30 minutos antes da sessão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-4699.