UFMG lança chamada unificada para intercâmbio em universidades da AL

Há vagas para instituições de nove países

Prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, da Universidade de Buenos Aires, instituição que poderá receber estudantes da UFMG One European Heart / Wikimedia Commons / Creative Commons

Estudantes de graduação que tenham concluído pelo menos 20% dos créditos necessários para integralização curricular podem se habilitar para concorrer a intercâmbio em universidades ibero-latino-americanas. Chamada unificada, lançada nesta terça-feira, 19, pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), define regras e prazos das inscrições e da seleção, que abrange cerca de 100 vagas para mobilidade em 2018, em universidades de nove países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A submissão das inscrições deve ser feita pelo portal MinhaUFMG, de 2 a 5 de outubro, por meio de formulário específico e envio de documentos, entre os quais, certificado de proficiência linguística em língua espanhola. O processo seletivo também contempla ações afirmativas.

De acordo com a diretora adjunta de Relações Internacionais, professora Deise Prina Dutra, ao estabelecer a chamada unificada, a intenção é otimizar a utilização das vagas. Como há vários programas na região, cada vez que uma chamada específica era lançada, os estudantes precisavam providenciar documentos e nem sempre tinham condições de cumprir prazos. “A partir de agora, os alunos vão se habilitar para concorrer a todas as vagas que surgirem”, garante.

A chamada alcança programas como o Escala Estudantil, criado em 1999 com o objetivo de apoiar a mobilidade internacional de alunos de graduação entre as instituições que integram a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Para 2018, por meio do Escala Estudantil, há aproximadamente 45 vagas distribuídas em instituições de cinco países, como as universidades de Buenos Aires e de Santiago de Chile.

Também estão incluídos na chamada os programas Brasil-Colômbia (Bracol), Brasil-México (Bramex) e Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados (Marca), promovido pelos países do Mercosul. De acordo com o texto da chamada, poderão surgir, ao longo de 2018, vagas em outros programas de mobilidade no espaço latino-americano, entre eles o Santander Universidades.

Carta e vídeo

Para submeter a inscrição, o estudante deverá produzir e publicar uma carta de intenções e um vídeo, ambos em língua espanhola, que justifiquem seu interesse pelo intercâmbio. Na próxima quarta-feira, 27, serão realizadas sessões de treinamento sobre a produção da carta e do vídeo. Abertas ao público, as atividades ocorrerão no auditório A 102 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), em dois horários: às 11h e às 17h. “Embora possa ser um pouco menos formal que a carta, o vídeo deve conter informações que atendam a determinados requisitos”, esclarece a professora Deise Dutra.

A pontuação para classificação dos candidatos também inclui o cumprimento da carga horária do curso e análise do Curriculum vitae. Nesse último item, são analisadas atividades como bolsista – de iniciação científica, extensão ou monitoria – e participação em estágios ou atividade profissional correlata ao curso.

O intuito, esclarece Deise Dutra, é estimular o aluno a “viver a Universidade e suas oportunidades, o que torna a experiência acadêmica mais rica e impactante na sua formação”. Além disso, trata-se de levar o graduando ao exercício “de se colocar como acadêmico, que pode se beneficiar de muitas ações oferecidas ao longo do seu percurso formativo”.

Ações afirmativas

Com o objetivo de assegurar mecanismos de inclusão e ações afirmativas nas mobilidades internacionais promovidas pela DRI, as vagas serão prioritariamente destinadas a estudantes cotistas e parte delas direcionada a graduandos pretos, pardos e índios. Na chamada, os cotistas são divididos em quatro grupos, de acordo com o perfil de ingresso na Universidade, registrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): baixa renda e pretos, pardos ou índios; baixa renda; pretos, pardos ou índios; egressos de escola pública que não se enquadrem nos perfis anteriores.

Deise Dutra:
Deise Dutra: chamada otimiza preenchimento das vagasFoca Lisboa / UFMG

Seleção

O processo seletivo terá duas etapas. A primeira, eliminatória, consiste na análise técnica de toda a documentação submetida eletronicamente pelo candidato no ato da inscrição. Nela, serão validados os certificados de proficiência e pontuados o histórico escolar e os comprovantes do currículo inseridos pelos candidatos no momento da inscrição. A segunda etapa, classificatória e eliminatória, consiste na avaliação qualitativa da carta de intenções e do vídeo de apresentação oral.

Os candidatos habilitados serão convocados por meio de chamada adicional, divulgada no site da DRI, para escolher a instituição estrangeira na qual tenham interesse em realizar a mobilidade internacional, com base em sua classificação e observando-se o número de vagas disponíveis.

Eles serão chamados pelo e-mail cadastrado, sempre e quando surgirem vagas. Somente os candidatos habilitados nesse processo seletivo serão convocados para ocupar as vagas disponíveis. O candidato deve manter atualizado seu endereço eletrônico, meio pelo qual a DRI fará contato para eventuais ajustes no processo de inscrição e para as chamadas.

A lista dos candidatos habilitados na primeira etapa será divulgada a partir de 23 de outubro, na página da DRI, em listagem ordenada sequencialmente pela pontuação obtida e identificada pelo número de matrícula dos candidatos. O resultado da segunda etapa será anunciado a partir do dia 13 de novembro, no mesmo site.