Formas de Ingresso

Cursos do campus Montes Claros são abordados na série de videocasts da Mostra Sua UFMG

Episódios destacam a relevância do ICA para o desenvolvimento do Norte de Minas

Duas edições do videocast Mostra Sua UFMG foram gravadas no campus de Montes Claros. O cenário escolhido para as conversas foi o jardim do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (Caad), onde o apresentador Bruno Ihara recebeu professores dos seis cursos de graduação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), para falarem sobre as oportunidades oferecidas pela UFMG aos estudantes.

Para a gravação dos programas, foram formados dois grupos: um com professores de Agronomia, Zootecnia e Administração e outro com docentes de Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Agrícola e Engenharia Florestal.

No programa que foi ao ar na última terça-feira, 11 de abril, no canal da TV UFMG no YouTube, Claudinéia Nunes (Agronomia), Fabiana Ferreira (Zootecnia) e Theles Costa (Administração) destacaram os diferenciais da UFMG na formação dos estudantes e as oportunidades de inserção dos profissionais no mercado de trabalho.

Na conversa que foi ar nesta quinta-feira, 13 de abril, Cláudia Vieira (Engenharia de Alimentos), Stanley Schettino (Engenharia Florestal) e Rodolpho Tinini (Engenharia Agrícola e Ambiental) abordaram as experiências de ensino, pesquisa e extensão e as políticas de inclusão e assistência estudantil da Universidade, que buscam assegurar a permanência dos estudantes na Instituição.

A série de videocasts da Mostra Sua UFMG vai apresentar os 91 cursos de graduação ofertados pela UFMG. Realizadas por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom), as produções, exibidas semanalmente, promovem conversas informativas e descontraídas com docentes da Universidade. O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha do curso de graduação.

Formato híbrido
Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra das Profissões – adotou formato híbrido, com atividade presencial, em 20 de maio, precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Além dos videocasts, esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e dão dicas sobre as oportunidades ofertadas pela UFMG.

O evento, anual, é uma oportunidade de apresentar os cursos de graduação da Universidade a estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, a mostra foi realizada em formato presencial e chegou a reunir cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu em formato virtual nos últimos dois anos.