Internacional

Em encontros em Cuba, reitores debatem ‘ensino superior do futuro’ e firmam parcerias

Sandra Goulart, da UFMG, organizou a missão da Andifes e foi umas relatoras de Grupo de Trabalho sobre inclusão e papel das mulheres na CRES+5

.
A reitora Sandra Goulart e outros dirigentes que compuseram a missão em Cuba em encontro com o embaixador brasileiro no país, Christian Vargas (o quinto da direita para a esquerda)Foto: Arquivo pessoal

Vinte e cinco gestores, entre reitores e vice-reitores de universidades federais, participaram em Cuba, na semana passada, do 14º Congresso Internacional de Educação Superior e de reunião preparatória da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5). A missão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no país caribenho foi organizada pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, que preside a comissão de relações internacionais da entidade, juntamente com Daniel Diniz, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vice-presidente da Associação.

O congresso, realizado de 5 a 10 de fevereiro, no Palácio de Convenções de Havana, reuniu representantes de 95 instituições, das quais mais de 30 brasileiras, e integrou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. As discussões se concentraram no tema Ensino superior do futuro: transformação social, qualidade, relevância e sustentabilidade. Na reunião preparatória para a CRES+5, que ocorreu nos dias 7 e 8 de fevereiro, a reitora Sandra Goulart foi uma das relatoras do grupo de trabalho Inclusão, diversidade e o papel das mulheres na CRES+5.

Cooperação e debate na TV
De acordo com Sandra Goulart, a agenda também proporcionou oportunidades de estreitamento de laços com universidades do país. Ao longo da semana, os gestores das universidades brasileiras assinaram vários instrumentos de cooperação com instituições do país: memorandos de entendimento com as universidades de Havana, de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona e de Ciências Tecnológicas José Antonio Echeverría, carta de intenções e convênio de intercâmbio com a Universidade de Moa e intercâmbio com a Escola Superior de Quadros do Estado e do Governo.

Esses acordos se somaram aos firmados anteriormente com o Instituto de Ciência Animal e com as universidades de Guantánamo e de Marta de Las Villas. “Para a UFMG, isso significa ampliar as cooperações já existentes e fortalecer as parcerias entre instituições públicas, comprometidas com o desenvolvimento social e econômico do país”, disse a reitora.

As possibilidades de cooperação também foram debatidas em encontro dos reitores brasileiros com o embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas, e em reunião do Conselho Diretivo do Enlaces (Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior).

A agenda da reitora em Cuba também incluiu a participação em mesa-redonda na TV estatal, a Televisión Cubana, juntamente com Reynaldo Velázquez Zaldivar, vice-ministro de Educação Superior e presidente executivo do Congresso cubano, com Edelvy Bravo Amarante, reitor da Universidade Sancti Spíritus José Martí Pérez, e com Francesc Pedró, diretor do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe.

O debate foi mediado pelo apresentador Randy Alonso Falcón. “Falamos sobre a situação das cooperações, nos últimos 20 anos, entre universidades cubanas e brasileiras, que agora tendem a se fortalecer tendo em vista a adoção de um modelo sustentável de intercâmbio entre povos e entre nações” disse Sandra Goulart. Segundo ela, temas afins a Brasil e Cuba, como nas áreas agrária e farmacêutica, e a possibilidade de cooperação no campo das vacinas também pautaram o debate na TV cubana.

CRES+5
A Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5), que ocorrerá em Brasília, nos dias 13 a 15 de março, reunirá líderes da educação superior que participarão de discussões em 12 eixos temáticos, como equidade no acesso, pesquisa inovadora e cooperação internacional. O objetivo é influenciar a definição de diretrizes para o desenvolvimento sustentável do ensino superior na região.

A CRES+5 é organizada pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da Educação Superior (Capes), em parceria com o Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior da América Latina e Caribe (Iesalc-Unesco) e com o Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).