Extensão

Em evento, Hospital das Clínicas celebra resultados de serviço especializado na reabilitação de músicos

Fachada do Anexo Bias Fortes, sede do serviço de saúde ocupacional especializado no tratamento de músicos
Fachada do Anexo Bias Fortes, sede do serviço de saúde ocupacional especializado no tratamento de músicos Divulgação/Hospital das Clínicas

Antigos pacientes do Programa de Atenção Integral à Saúde do Artista de Performance – serviço do Hospital das Clínicas que trata de doenças ocupacionais que atingem músicos – se reunirão, nesta terça-feira, 21, para relatar experiências de reabilitação. A atividade marca as comemorações do Dia Internacional da Música.

O HC é o único hospital no país com equipe especializada para tratar doenças como a distonia focal, cuja principal característica é o movimento involuntário dos músculos. Mais de 130 músicos, brasileiros e estrangeiros, já foram reabilitados pelo grupo.

Além dos relatos de experiência, haverá demonstrações de exercícios de respiração, aquecimento, relaxamento e alongamentos dos músculos, automassagem e percepção das tensões do corpo.

O evento terá início às 9h15, no Serviço Especializado em Saúde do Trabalhador (Sest), localizado no Ambulatório Bias Fortes, campus Saúde. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-9355.

O Programa

Sustentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Atenção Integral à Saúde do Artista de Performance conta com equipe multidisciplinar composta de médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e músico para identificar queixas. “Sempre que possível, os pacientes devem levar o instrumento musical para que sejam observados o modo de utilização do corpo e a presença ou não de tensão muscular contínua”, explica a terapeuta ocupacional Ronise Costa Lima, uma das fundadoras do programa.

A iniciativa contempla aspectos como consciência do padrão respiratório, relaxamento fisiológico e muscular progressivo, percepção da flexibilidade do corpo, consciência postural em performance, controle da ansiedade de performance e elaboração das estratégias anteriores e posteriores à prática musical.

Para ter acesso ao serviço, cuja média de espera varia de três a seis meses, os interessados devem entrar em contato com o Sest pelo telefone (31) 3409-9564 ou pelo e-mail sestterapiaocupacional@gmail.com.

(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas)