Notícias Externas

Em meio ao crescimento dos blocos de rua, escolas de samba mantêm tradição de desfile

A resistência das agremiações pode ser explicada pelos vínculos que são estabelecidos entre as escolas e as comunidades onde nasceram

Grêmio Recreativo Acadêmicos de Venda Nova levou o título em 2017
O Grêmio Recreativo Acadêmicos de Venda Nova levou o título do Carnaval de BH em 2017 Andre Fossati I Belotur

De um grito de alerta pela preservação da natureza a homenagens à história e ao patrimônio mineiros. Diversificados são os enredos que vão embalar os desfiles na Avenida Afonso Pena. E, neste ano, as agremiações ganharam um incentivo a mais para colorir a Avenida com fantasias e adereços. A Prefeitura de Belo Horizonte aumentou a verba destinada às escolas. As do grupo A receberam R$ 75 mil reais. Já as do grupo B tiveram um aporte de R$ 35 mil. 

São cinco escolas que vão desfilar no grupo A e uma no grupo B, chamado de Grupo de Acesso. O edital publicado pela PBH também prevê um terceiro grupo de avaliação de novas escolas, mas que não tem desfile, para incentivar novas agremiações. Além disso, um sistema de competição entre os grupos A e B deve ser implementado, com as escolas rebaixadas do grupo A para o grupo B e escolas do grupo B tendo acesso ao grupo A, mas anda não há uma previsão de quantas serão rebaixadas para o grupo B no ano que vem. 

As lideranças das agremiações aprovaram as mudanças, mas afirmam que é preciso aumentar ainda mais os investimentos nas escolas de samba de BH. Mais do que apenas preservar uma tradição, - que existe desde a década de 1940 - as agremiações lembram que os desfiles geram empregos e promovem a educação e a cultura nas comunidades locais.

ouca-a-reportagem-de-samuel-sousa-12-02-2018.mp3

O desfile das escolas de samba de BH 2018 será nesta terça-feira, a partir das 19h, na Avenida Afonso Pena. A abertura fica por conta do Bloco Afoxé Bandarerê. O acesso às arquibancadas para acompanhar a passagem das escolas é gratuito. Mais informações sobre a programação do carnaval BH 2018 podem ser obtidas pelo site do Carnaval de BH.