Notícias Externas

Em 'Uma Mulher', Flávia Péret aborda a pluralidade da experiência de ser mulher

O livro também serve como base de um projeto de escrita expandida on-line, em que micro-narrativas são geradas por meio de um algoritmo

Projeto gráfico da obra é da autoria de Valquíria Rabelo.
Projeto gráfico da obra é da autoria de Valquíria Rabelo. Imagem: Esther Azevedo I Divulgação

Flávia Péret é escritora, professora de literatura, mestre em Estudos Literários pela UFMG e estudou Literatura Latino-americana na Universidade de Buenos Aires. Ela é autora dos livros História da Imprensa Gay no Brasil (2011), 10 Poemas de Amor e de Susto (2013), A outra noite (2015) e Os Patos (2018). Além disso, também é autora do livro e projeto de escrita expandida Uma Mulher.

A partir de uma lista de adjetivações, Flávia descreve em Uma Mulher uma multiplicidade de mulheres a partir da escrita de si, criando uma série de micro-narrativas. Publicado independentemente pelo Estúdio Guayabo, o livro também se tornou um processo de escrita expandida on-line, disponível no site do projeto, em que os leitores podem recombinar os versos criados pela autora a partir de um algoritmo, criando novas narrativas.

Para saber mais sobre o livro Uma Mulher, o programa Universo Literário recebeu a escritora, professora de literatura e autora da obra, Flávia Péret. 

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael e Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda