Ensino

Encontro on-line vai abordar mediação da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem

Atividade promovida pelo GIZ-Prograd será na sexta-feira, 29, com foco no ensino superior

Evento do GIZ destaca tecnologias digitais no ensino superior
Evento do GIZ destaca uso de tecnologias digitais no ensino superior Lucas Braga | UFMG

O papel das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem ganhou destaque nos últimos dois anos, em razão da pandemia de covid-19, e gerou reflexões sobre o seu uso. Esse assunto será o foco de debates, que vão integrar, na próxima semana, as atividades do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências) da UFMG.

Com o tema Transições? – Ensino híbrido, remoto e presencial: das realidades que temos para as transições que queremos, o evento será na sexta-feira (29), das 14h às 16h30, com transmissão no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube. Participarão do debate Ilma Bicalho Sousa Daniel, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e Virgílio Augusto Fernandes Almeida, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

LabDocências
Ação da Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino (GIZ) da Prograd, o LabDocências oferece apoio acadêmico para o desenvolvimento político-pedagógico de processos que compreendam a concepção, o planejamento, a implementação, a avaliação e a reformulação de percursos formativos docentes e discentes, a fim de ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e de colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências educacionais socialmente referenciadas no âmbito da UFMG.

A proposta dos encontros temáticos do LabDocências é tratar de temas contemporâneos relacionados à docência no ensino superior. Em 2022, o objetivo mais específico é dar visibilidade às questões que emergiram na pandemia e no pós-pandemia, por conta do uso compulsório e intensificado de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem na educação superior.

Eventos futuros
O encontro deste mês faz parte das ações que antecedem o 6º Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino no Ensino Superior e Tecnológico (CIM), agendado para novembro. De caráter interinstitucional, o evento reúne a UFMG e as universidades federais mineiras dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Lavras (Ufla) e de Ouro Preto (Ufop), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), em Goiás, e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG). O CIM será de 21 a 25 de novembro, com o tema O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender na educação superior e tecnológica.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Graduação