Enfermagem discute visibilidade negra e equidade em saúde

Implicações da questão racial no cotidiano profissional e social orientam evento que será realizado na próxima semana

Evento será realizado durante a Semana da Consciência Negra
Mulheres negras formam boa parte do contingente profissional da área de enfermagemPortal Governo do Brasil

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Escola de Enfermagem da UFMG realizará, de 20 a 22 de novembro, o evento Visibilidade negra: desafios e perspectivas para a equidade em saúde. A programação contará com mesas-redondas, feira de cultural e de artesanatos, slam (competição de leitura de poesias), intervenções culturais, rodas de conversa, apresentações artísticas e exibição de filme.

A organizadora do evento, Taisa de Paula Gonçalves, mestranda em Enfermagem, ressalta a importância de se debater a pauta racial, sobretudo no campo da saúde, uma vez que grande parte dos profissionais da enfermagem são mulheres negras: “Esperamos que o evento seja um momento de refletir criticamente sobre como essas questões nos implicam, como temos lidado com elas em nossas relações sociais e quais caminhos podemos seguir para o cumprimento dos direitos humanos e o enfrentamento das diferentes formas de discriminação”.

O evento é promovido pelos alunos da disciplina Saúde das Mulheres. Mais informações estão disponibilizadas neste portal.

Novembro Negro
Neste mês, a UFMG organizou uma agenda única de eventos, o Novembro Negro, para celebrar e discutir a história e a identidade negra, o combate ao racismo e a potência e a expressividade de negros e negras nos diferentes espaços, incluindo a própria universidade.