UFMG sediará seminário sobre segurança de barragens de rejeitos

Evento vai pôr em perspectiva as dimensões técnica e humana do problema

Casal caminha em área atingida pelo rompimento da barragem de Mariana: aspecto humano não pode ser dissociado da questão técnica Antônio Cruz / Agência Brasil

O rompimento das barragens de rejeitos da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho, pôs em xeque aspectos como confiabilidade, legislação e fiscalização dessas estruturas. Com o objetivo de propor soluções para minimizar os impactos da presença das barragens na paisagem social e ambiental do país, a UFMG, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promovem, na próxima semana, o Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos.

Aberto ao público, com inscrições gratuitas, o evento é interinstitucional e ocorre em duas etapas —  no dia 1º de abril, na sede da ABC, no Rio de Janeiro, e em 2 de abril, no auditório da Escola de Engenharia, no campus Pampulha. A programação inclui seis painéis nos quais serão discutidos temas como barragens, segurança e alternativas, ambiente em foco, desastre e a perspectiva humana e um olhar para o futuro.

Na UFMG, o seminário é coordenado pela professora Virgínia Ciminelli, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. “Pretendemos destacar a natureza transdisciplinar do problema, nas interfaces entre ciências da engenharia, ciências sociais e ciências da vida, colaborar com a compreensão de questões tão complexas e estimular o engajamento de todas as partes interessadas", afirma. “Queremos contribuir para a elaboração de propostas para evitar novos desastres e minimizar os impactos para as comunidades atingidas ou em risco”, completa a professora.

Questões separadas
A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, será a relatora do painel Desastre e a perspectiva humana. Integrante do Programa Participa, que congrega frentes de atuação em Mariana e Brumadinho, Mayorga explica que a Universidade busca incentivar atividades comprometidas com a ética e com os direitos humanos da população. "Infelizmente, o conhecimento na universidade muitas vezes segue separando questões técnicas de questões humanas e ambientais", avalia a pró-reitora.

No dia 1º, a programação no Rio de Janeiro será coordenada pelo professor Edson Watanabe, do Programa de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O foco recairá sobre os aspectos relacionados à engenharia, segurança, legislação e fiscalização. Participarão os presidentes da ABC, Luiz Davidovich, e da ANE, Francis Bogossian, e Alexandre Vidigal de Oliveira, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia. No segundo dia, em BH, a discussão será sobre os impactos socioeconômicos e ambientais nas comunidades que vivem no entorno das barragens.

O Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos é uma parceria da ABC, da ANE, do Ministério de Minas e Energia (MME) e da UFMG, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição. Haverá transmissão ao vivo: no primeiro dia, na página da ABC no Facebook, e no segundo, no canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Bruna Diana Silva / bolsista de jornalismo da Proex