Notícias Externas

Escritor fantasma assombra biblioteca em novo romance de estudante de Letras da UFOP

Narrativa busca trazer comicidade por meio de situações absurdas

Farrel Kautely decidiu ser escritor aos 15 anos e já publicou mais de 15 livros
Farrel Kautely decidiu ser escritor aos 15 anos e já publicou mais de 15 livros Reprodução/Instagram farrelkautely

Para um estudante de biblioteconomia, o turno noturno do trabalho em uma biblioteca parecia o emprego dos sonhos. Porém, tudo começa a mudar com a chegada da obra de um escritor falecido há muito tempo. Com visitas repentinas de um autor fantasma, o estudante Vinícius precisa começar a repensar tudo sobre a sua vida. É com essa ambientação que entramos no livro O fantasma da Biblioteca Raveliana, de Farrel Kautely, autor de mais de 15 livros.

O programa Universo Literário desta terça, 25, apresenta a obra em entrevista com seu autor, o estudante de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Farrel Kautely. Na conversa, ele contou que começou a escrever a obra em 2015 e comentou sobre a estratégia que usou para criar situações cômicas a partir da ideia de que só o protagonista enxerga o fantasma, enquanto as outras pessoas não o veem. O escritor, que decidiu seguir a profissão aos 15 anos, mencionou o espaço que as plataformas de livros digitais possibilitam para os novos escritores e como a teoria da literatura com a qual teve contato no curso de Letras influenciou seu trabalho.

Farrel também explicou que sua vivência se faz presente na narrativa tanto na biblioteca em se passa a história quanto na construção do personagem fantasma, que reúne características de escritores com os quais o autor convive. “O processo de escrita sempre carrega um pouco da vivência do autor e das coisas que ele observa no mundo. Pelo menos comigo, é assim. Eu gosto de escutar as pessoas contarem as suas histórias, de observar o cotidiano das pessoas porque a partir daí eu consigo criar histórias que são verossímeis por mais que tenham aquele absurdo ou elemento sobrenatural”, afirmou.

A obra do estudante de Letras da UFOP inclui o romance Minúscula Pulga, os livros de crônicas Sushipeia e CyberSex 2090 e outros contos, a paródia ensaística O mínimo que você precisa fazer para ser um completo idiota e Do ovo à omelete, dedicado à divulgação científica. Para saber mais, acompanhe o perfil do escritor no Instagram.

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas