Notícias Externas

Escritor mineiro lança livros inspirados pela pandemia e seus 70 anos de memórias

'A rede da memória' e 'A vida como ela era' serão lançados por Lino de Albergaria em conjunto no próximo sábado, 20

'A rede da memória' foi escrito antes do período de isolamento social, mas teve seu lançamento original adiado por causa da pandemia
'A rede da memória' foi escrito antes do período de isolamento social, mas teve seu lançamento original adiado por causa da pandemia Marcelo Rosa/Divulgação

O escritor, tradutor e editor mineiro Lino de Albergaria publica livros juvenis há mais de 30 anos, sempre acompanhando as tendências de seu público e as novidades no cenário mundial. Seus dois livros mais recentes, A rede da memória e A vida como ela era, apresentam histórias nos gêneros conto e crônica, respectivamente, e serão lançados em conjunto no próximo sábado, 20.

A rede da memória reúne 70 microcontos, correspondendo aos 70 anos de idade do autor, e ilustra memórias pessoais e acontecimentos de sua vida. A vida como ela era foi originalmente lançada em maio e escrita inteiramente pelo Facebook. Tudo começou como um texto curto, postado em seu perfil, que continuou a ser desenvolvido após reações positivas do público, com personagens e histórias associadas à pandemia de covid-19.

Nessa quinta-feira, 18, Lino de Albergaria participou do programa Universo Literário, apresentado por Michelle Bruck, para falar sobre os lançamentos. "São obras muito diferentes. [...] As crônicas [de A vida como ela era] são observações minhas do cotidiano. [...] É uma perspectiva crítica sobre o comportamento das pessoas de classe média [durante a quarentena]. Já A rede da memória são os microcontos. Eles são flechas da minha vida e cada [uma delas] é um momento aleatório que eu vivi", resumiu.

"Antes de escrever esse livro, eu não tinha a menor familiaridade com o conceito de microconto. [...] Para mim, ele estabelece um diálogo com a crônica, por serem ambas modalidades não muito ordinárias. Eu sempre escrevi romance, de vez em quando conto, ou literatura infantil. [...] Então, foram dois desafios. Duas novas formas de discurso às quais eu não estava acostumado", explicou o autor.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A rede da memória e A vida como ela era são publicados pela editora Quixote+Do. O lançamento duplo ocorre no próximo sábado, 20, às 11h, na Livraria da Rua. O endereço é Rua Antônio de Albuquerque, número 913, na Savassi. Como a pandemia não acabou, não seesqueça de usar máscara cobrindo boca e nariz, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Hugo Rafael e Luiza Glória  Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas