Notícias Externas

Escritora lança livro sobre sua experiência como lésbica a partir de projeto nascido na internet

Sofia Dolabela contou sobre a publicação poética e seu projeto nas redes sociais e falou sobre diversidade dentro da própria comunidade LGBTQIA+

‘Em caso de urgência’ conta uma história por meio da poesia
‘Em caso de urgência’ conta uma história por meio da poesia Reprodução / Instagram emcasodeurgencia

Nas livrarias e estantes, não é tão comum encontrar histórias protagonizadas por personagens femininas que se relacionam com outras mulheres. Na tentativa de contornar essa sub-representação, a escritora Sofia Dolabela criou, no ano passado, o projeto Em Caso de Urgência. Em um perfil do Instagram, passou a compartilhar regularmente minicontos, crônicas e poesias sobre as suas vivências como mulher lésbica.

A autora, que conquistou muitos leitores nas redes ao longo do último ano, levou suas histórias também para a versão física. O livro Em Caso de Urgência será lançado neste sábado, 5, pela Editora Viés. O objetivo da escritora, tanto nas redes quanto com o livro, é criar uma literatura representativa dos amores e desejos de mulheres lésbicas.

O programa Universo Literário desta terça, 1, teve Sofia Dolabela como convidada para falar sobre sua primeira publicação. Na entrevista, a autora descreveu sua forte relação com a escrita desde pequena que a levou a criar um blog na adolescência. Sua descoberta como lésbica se deu em meio às mudanças de formato na internet e culminou na criação do perfil no Instagram.

Sofia também problematizou a diversidade dentro da própria comunidade LGBTQIA+, apontando que foi muito importante o contato com manifestações artísticas que retratavam esse universo, mas começou a perceber que a maioria das histórias envolvia somente homens brancos e que era preciso expandir essa representatividade para as mulheres também, mostrando que a comunidade LGBTQIA+ não é uma coisa só. Foi quando percebeu que sua existência era política.

Por outro lado, ela acha importante usar essa classificação na literatura, principalmente para chegar também ao público geral, mas sempre frisando as diferenças, inclusive enfatizando que não se trata de um gênero literário, pois essas pessoas estão presentes no romance, no suspense e em vários outros estilos.

A internet e as redes sociais foram consideradas fundamentais para a poeta tanto pelo contato com obras que a representavam quanto pelas possibilidades de organização e acesso a pessoas e grupos com interesses em comum. Quando criou o perfil no Instagram, Sofia pensava em publicar um livro, mas era um projeto distante. Ela expressou a felicidade de conseguir lançar Em caso de urgência antes do que esperava e detalhou sobre a obra.

“É um livro dividido em três partes -  ‘Eu’, ‘Elas’, ‘Nós’ - de poemas escritos, mas que contam uma história. Ele caminha para uma direção de autoconhecimento, ele reflete muito esse processo de quando a gente descobre uma coisa muito importante e fundamental sobre nós mesmos e aquilo pode assustar. A gente pode decidir fugir daquilo, esconder ou enfrentar. Ao longo dessa jornada, o livro passa por temáticas de assumir as partes bonitas e não tão bonitas do que a gente é, de lidar com o amor e a perda e de compreender como conciliar essa compreensão de ter uma existência política, de ocupar um grupo minoritário e entender que a sua própria existência é política e as consequências e desafios que isso traz”, refletiu.

O lançamento virtual da obra é no sábado, 5, às 19h, no perfil do projeto da escritora no Instagram. Por lá também é possível acompanhar o trabalho de Sofia Dolabela.

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas