Internacional

Especialistas debatem problemas comuns a países da periferia do capitalismo

Evento é promovido pelo grupo de pesquisa em Economia da Ciência e da Tecnologia da Face

Keun Lee lançará o livro 'The art of catch up' durante o evento
Keun Lee lançará o livro 'The art of catch up' durante o evento Arquivo pessoal

Os dilemas enfrentados pelos países de renda média da periferia do capitalismo global serão analisados no Workshop on development, lock-ins, traps and catch up: India, China, South Africa, South Korea and Latin America, marcado para a próxima semana (8 a 10 de julho), no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha.

Glenda Kruss, da África do Sul, KJ Joseph, da Índia, e Keun Lee, da Coreia do Sul, além de especialistas da América Latina, vão abordar os desafios que cada país enfrenta para se desenvolver, com foco em capacitação científica e tecnológica e sistemas de inovação. Todos esses pesquisadores desenvolvem trabalhos colaborativos com o grupo de pesquisa Economia da Ciência e da Tecnologia e se debruçam sobre a realidade de países que vivenciam problemas comuns aos do Brasil. "Isso enriquece o debate”, afirma o professor e coordenador do evento, Eduardo Albuquerque.

Lições para o desenvolvimento
O workshop será aberto na próxima segunda, 8, às 9h, com palestra de Keun Lee, intitulada China and the double traps: Middle-Income Trap and Thucydides Trap. Na terça, o professor coreano lança seu livro, The art of catch up, publicado pela Cambridge University Press. Na obra, Lee analisa sobre os casos bem-sucedidos de desenvolvimento recente, com foco nas lições da Coreia do Sul.

Na quarta, o professor Ulisses Santos, do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, fará uma exposição sobre as políticas de desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil. O workshop será encerrado com uma reunião sobre projetos de pesquisa e potenciais trabalhos conjuntos. As palestras serão em inglês, sem tradução simultânea.

As inscrições devem ser efetuadas em formulário eletrônico. A programação está disponível no site do Cedeplar. Os participantes receberão certificado.