Ensino

Especialização aprimora formação de engenheiros que atuam no campo das energias renováveis

Inscrições estão abertas até 3 de março; demanda por profissionais qualificados é impulsionada pelo crescimento da demanda global

Usina fotovoltáica instalada na Escola de Engenhariam campus Pampulha
Usina fotovoltaica instalada na Escola de Engenharia, no campus Pampulha Foto: Júlia Duarte | UFMG

Estão abertas, até 3 de março, as inscrições para o curso de Especialização em Energias Renováveis: geração, operação e integração. O curso visa capacitar e qualificar profissionais no tema de energias renováveis e suas vertentes. 

São oferecidas 50 vagas para o primeiro semestre de 2024. O curso tem duração de 24 meses, sendo três semestres letivos para o cumprimento dos créditos acadêmicos e outros seis meses para a produção do trabalho de conclusão.

Veja o edital.

A formação vai abordar as principais fontes renováveis de energia: eólica, fotovoltaica, heliotérmica, hidráulica, de biomassa e de biocombustíveis, bem como temas correlatos que têm ganhado relevância, como os sistemas de armazenamento de energia e o hidrogênio renovável.  

Os conteúdos são focados nos aspectos econômicos e da geração de energia elétrica, além das questões relacionadas ao impacto do seu uso. O público-alvo da formação é composto de engenheiros eletricistas, mecânicos, de controle e automação, de sistemas, de energia e outros. A critério da comissão de seleção, poderão ser aceitos profissionais sem formação em engenharia.

As aulas serão remotas, síncronas, às terças, quartas e quintas, das 19h às 22h.

Contexto
O uso de fontes renováveis, as chamadas fontes alternativas de energia, tem crescido mundialmente, com a expansão de novas tecnologias de energia eólica, fotovoltaica, heliotérmica, hidráulica e de biomassa.

O elevado volume de investimentos por parte das concessionárias de energia e de órgãos governamentais e as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) demandam o aprimoramento dos profissionais do setor e a formação de especialistas para esse mercado. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail renovaveis@cpdee.ufmg.br ou pelo WhatsApp: (31) 3409-3429.