Extensão

Estudantes de Direito intensificam uso das redes sociais em suas atividades de extensão

Relatos de experiências estão sendo reunidos nos perfis do Centro Acadêmico Afonso Pena

Mariana Rodrigues:
Mariana Rodrigues inaugurou a série de relatosArquivo pessoal

A pandemia da Covid-19 obrigou os projetos, programas e grupos da UFMG a mudar suas rotinas. Não foi diferente com o Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), da Faculdade de Direito. O isolamento social forçou os estudantes a intensificar o uso das redes sociais para viabilizar as atividades estudantis e se aproximar das pessoas. 

Antes da quarentena, a Diretoria de Extensão do Centro organizou uma roda de conversa entre estudantes com o objetivo de debater o mundo da extensão universitária e apresentá-lo aos calouros. Por força do distanciamento, o encontro foi cancelado, mas as atividades estão sendo registradas nas redes sociais do Centro Acadêmico, que passou a incentivar o envio de relatos de experiências de estudantes engajados em ações de extensão.  

A estudante Mariana Rodrigues foi a primeira a relatar suas experiências em projetos e grupos de pesquisa e extensão da Faculdade de Direito. “Foi em contato com a extensão que pude compreender mais aquilo que desejo profissionalmente. Além disso, é um ótimo ambiente para fazer amizades, entrar em contato com realidades diferentes da sua e dividir experiências”, afirma a estudante, participante dos projetos Crim e Studium Iuris.

Guilherme:
Guilherme Souza: retribuiçãoArquivo pessoal

Para o estudante Guilherme Souza, bolsista nos projetos Bem-viver e Re-habitare, a participação em extensão é uma forma de retribuir à população o conhecimento adquirido na Universidade. "É se capacitar ainda mais para o mercado de trabalho, pensar suas carências, formular soluções e políticas públicas para a melhoria da condição de vida das pessoas, principalmente as de baixa renda", define ele.

Para colaborar com a série de depoimentos, o interessado pode entrar em contato com o CAAP por meio do Instagram ou do Facebook.

Atividades na quarentena
Ciclos de debate, palestras, clube do livro e workshops são outras atividades mantidas pelo Centro Acadêmico Afonso Pena no período de distanciamento social. Todas essas ações são divulgadas no Instagram e no Facebook do CAAP e ocorrem por meio de videoconferências na plataforma Hangouts Meet, do Google. Todo material necessário para acompanhar as ações está disponível neste link.

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex)