Estudantes de medicina produzem boletim diário sobre a Covid-19

Resumo com informações sobre a pandemia é publicado todas as manhãs

Capa-padrão da publicação, que é produzida
Capa-padrão da publicaçãoReprodução

Uma síntese diária de informações sobre a Covid-19, como o número de casos confirmados, notícias publicadas na mídia nacional e internacional e novidades científicas sobre o tema, é feita pelo Boletim Matinal, publicação on-line produzida por estudantes de medicina da UFMG.

O Boletim é uma ação do projeto de extensão Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus, que organiza a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate ao novo coronavírus, principalmente em suas cidades de origem, muitas no interior do estado.

“A publicação foi concebida para manter atualizados os membros do projeto, incluindo teleconsultores. As informações são destinadas ao público profissional da área da saúde, mas sabemos que também chegam à população, ainda que ela não compreenda todos os aspectos técnicos”, afirma o idealizador da iniciativa, o estudante Bruno Campos Santos, do 12º período de Medicina.

O Boletim Matinal é disponibilizado na página de enfrentamento à Covid-19 desenvolvida pelo Centro de Tecnologia em Saúde da Unidade, onde também está disponível o projeto Tira-dúvidas. O material é publicado ainda nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

“O Boletim propicia a divulgação de dados confiáveis e seguros sobre a pandemia”, ressalta a coordenadora do projeto, Maria do Carmo Barros de Melo, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina.

'Morning call'
Bruno Campos lembra que os profissionais da saúde devem estar sempre atualizados, mas a intensa jornada de trabalho, principalmente neste momento de pandemia, dificulta esse processo. Assim, o acesso facilitado à informação pode ser um recurso importante. “É muita informação gerada a todo momento. Precisamos de pessoas dispostas a realizar a checagem objetiva do que importa e repassar brevemente a quem precisa”, argumenta.

Segundo o estudante, a publicação é finalizada na noite anterior e divulgada ao público todas as manhãs. O formato é inspirado no modelo morning call, utilizado para que as pessoas comecem o dia bem informadas, com uma leitura breve. Além de selecionar as informações, Bruno afirma que o grupo também tem a responsabilidade de checar as fontes do conteúdo publicado, para impedir a disseminação de fake news relacionadas à Covid-19.

O material reúne valores epidemiológicos, gráficos sobre a saúde pública, informações mais relevantes publicadas pela mídia, agenda do dia e estudos publicados. A produção é feita por 27 estudantes, com supervisão de Maria do Carmo Barros e do professor Unaí Tupinambás, do Departamento de Clínica Médica.

“Exigimos rigor científico de nossos autores quanto à qualidade das informações veiculadas. Sabemos que tudo o que tem a chancela da UFMG ganha importância e desfruta de prestígio na sociedade. Por isso, trabalhamos com toda a atenção para evitar erros", afirma Bruno Campos.

A professora Maria do Carmo Barros afirma que o Boletim Matinal terá continuidade mesmo que alguns estudantes envolvidos estejam prestes a colar grau, pois novos alunos serão incorporados ao projeto. Além disso, a divulgação do material será estendida a todos os alunos e professores da UFMG por e-mail. “Também estamos organizando material sobre aspectos importantes para publicar em algumas edições, como o uso de máscaras caseiras. Essa é uma forma de abordar temas que estão sendo discutidos na mídia e que demandam informações mais técnicas para reflexão”, informa a coordenadora.

Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG