Notícias Externas

‘Cidades inteligentes’ do Brasil pouco se preocupam com patrimônios culturais

Dissertação da Ciência da Informação analisou 56 trabalhos sobre o assunto; pesquisa é tema do ‘Aqui tem ciência”, da Rádio UFMG Educativa

Historiadora e mestra em Ciência da Informação Juliana de Castro desenvolveu a dissertação de mestrado intitulada “O patrimônio cultural nas cidades inteligentes”
Juliana de Castro, autora da dissertação 'O patrimônio cultural nas cidades inteligentes'Acervo pessoal

Como os patrimônios culturais vão sobreviver em meio ao uso crescente de tecnologias no ambiente urbano? Preocupada com questões como essa, a historiadora e mestra em Ciência da Informação Juliana de Castro desenvolveu sua dissertação de mestrado intitulada O patrimônio cultural nas cidades inteligentes

O conceito de cidade inteligente trata de centros modernizados que têm seu cotidiano fortemente influenciado por sistemas automatizados de trânsito e dispositivos hídrico e elétrico, entre outros. A pesquisadora analisou 56 estudos sobre o assunto e a aplicação de algumas dessas propostas no Brasil. O trabalho identificou fraquezas em relação à questão patrimonial nos projetos que vêm sendo implementados em território nacional.

O fato da maioria dos rankings que avaliam o poder de cidades pelo mundo desconsiderarem ações de valorização de patrimônios histórico-culturais é citado pela autora como uma das principais motivações do descaso com a questão patrimonial. Nesse sentido, outro ponto que chamou atenção é que muitas cidades se preocupam com seus bens histórico-culturais somente quando existe a possibilidade de geração de lucro, principalmente por meio do turismo.

Em seu estudo, Juliana de Castro sugere que a ideia de patrimônio inteligente pode ser uma alternativa para os problemas relacionados à gestão patrimonial. Saiba mais no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.

Raio-x da Pesquisa
Dissertação: O patrimônio cultural nas cidades inteligentes
O que é: trabalho investigou a preservação patrimonial nas cidades inteligentes
Autora: Juliana Martins de Castro
Programa: Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (Escola de Ciência da Informação
Orientadora:  Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Ano da defesa: 2020
Disponível em: O patrimônio cultural nas cidades inteligentes | Castro | Em Questão (ufrgs.br)

O episódio 88 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de  Filipe Guedes. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.