Ensino

Festival vai unir matemática, jogos e arte

Evento que será realizado no fim do mês pretende contribuir para a popularização do conhecimento matemático

Produzido em 1490 por Leonardo da Vinci o desenho 'Homem Vitruviano' é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano
Desenhado em 1490 por Leonardo da Vinci, o Homem Vitruviano é considerado um símbolo da simetria básica do corpo humano Domínio público / Wikipedia Commons

Oficinas, mostra de jogos, contação de histórias e palestras sobre a relação entre matemática e arte estão entre as atividades programadas na primeira edição do Festival de Matemática, evento organizado por equipe de professores do Departamento de Matemática da UFMG. Aberto a pessoas de todas as idades, o festival propõe vivenciar aspectos menos formais dessa área do conhecimento e será realizado no Conservatório UFMG nos dias 28 e 29 de outubro. 

Alunos da UFMG poderão, até a próxima quarta-feira, dia 18, inscrever-se como voluntários nas atividades do Festival. Para isso, deverão participar de oficinas de treinamento agendadas para os dias 20 e 21, das 9h às 12h, na sala 2035 do Icex. Interessados devem preencher formulário eletrônico.

Além de oficinas, jogos e palestras, serão realizadas, durante os dois dias, exposição e apresentação de vídeos com o objetivo de contribuir para a popularização do conhecimento matemático e de promover um contato mais estreito entre alunos e professores de matemática da escola básica com docentes e estudantes da UFMG.

O público também poderá interagir com jogos, quebra-cabeças e outros materiais manipuláveis que integram o acervo do Projeto Visitas. Com o tema A matemática está em tudo, o festival também abordará a relação da matemática com a literatura, os trabalhos do artista visual holandês Cornelis Escher e o famoso Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. 

A iniciativa faz parte do projeto Matemática em toda parte: atividades para festivais de matemática no Estado de Minas Gerais, aprovado em edital de apoio a atividades de divulgação e popularização da matemática durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação definitiva do evento será divulgada nos próximos dias.