Institucional

Experiência da UFRGS com avaliação institucional é apresentada em reunião da CPA

Relato foi feito pela professora Cláudia Medianeira Cruz

Cláudia Medianeira (no centro da fileira do alto) foi a convidada da última reunião da CPA
Cláudia Medianeira (no centro da fileira do alto) foi a convidada da última reunião da CPA Reprodução

Em sua última reunião, realizada no dia 30 de março, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG contou com a participação da professora Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, secretária de Avaliação Institucional e presidente da CPA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na gestão 2016-2020.

No encontro on-line, Claudia Medianeira falou da experiência da CPA da universidade gaúcha e dos Núcleos de Avaliação da Unidade (NAUs), espécies de mini-CPAs instalados em cada unidade acadêmica – com estruturas independentes que se reportam diretamente à Comissão Própria de Avaliação. Os processos de avaliação na UFRGS são conduzidos pela Secretaria de Avaliação Institucional (SAI).

Na avaliação da especialista, a cultura de avaliação da UFRGS está consolidada, mas pode e deve ser aperfeiçoada. “A avaliação é um processo que tem início, mas talvez nunca tenha fim. A CPA e os NAUs identificam as fragilidades, elaboram indicadores de qualidade, fazem sua medição por meio de instrumentos de avaliação, elaboram diagnósticos e reiniciam o ciclo”, afirmou a docente.

Na UFMG
Vinculada ao gabinete da Reitoria, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG sistematiza as informações sobre a Universidade e seus cursos, visando à implementação dos processos definidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Também examina os resultados dos processos internos de avaliação institucional vinculados ao Sinaes e emite pareceres para conhecimento da comunidade universitária e da sociedade. 

A CPA é responsável por conduzir estudos para aprofundar o conhecimento sobre aspectos da educação superior que interferem na rotina acadêmica dos cursos oferecidos e propõe ações e políticas para a melhoria da qualidade da Instituição em todas as suas dimensões.

Formada por representantes de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, a comissão é presidida atualmente pela professora Viviane Birchal, que também é diretora de Avaliação Institucional da UFMG.