Notícias Externas

Exposição celebra o centenário do artista mineiro Amilcar de Castro

Artista foi um dos representantes mineiros no movimento neoconcreto

Exposição realizada na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube pode ser visitada presencialmente até o dia 24 de janeiro.
Exposição realizada na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube pode ser visitada presencialmente até o dia 24 de janeiro. Foto: Divulgação/ Orlando Bento

Reaberta em novembro, após sete meses de fechamento por conta da pandemia, a Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube recebe a exposição Amilcar de Castro: Matéria e Luz, que celebra o centenário do artista mineiro Amilcar de Castro. 
Natural de Paraisópolis, o artista foi um dos representantes mineiros no movimento neoconcreto. Com trabalhos como escultor, pintor e designer, Amilcar deixou um legado marcado pela inovação na linguagem das artes, e é considerado por críticos e historiadores culturais como um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira. 
A exposição Amilcar de Castro: Matéria e Luz reúne cerca de 50 obras do artista, entre esculturas, trabalhos em eucatex, papel e telas. Com todos os cuidados necessários em tempos de pandemia, a exposição pode ser visitada, presencialmente, até o dia 24 de janeiro. 
Para falar sobre essa mostra e sobre o legado e a importância de Amilcar de Castro, o programa Noite Ilustrada recebeu Rodrigo de Castro, que é responsável pela curadoria da mostra e filho do artista.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

A UFMG Educativa lembra que estamos em pandemia de covid-19 e por isso muitos cuidados são necessários durante a participação em eventos presenciais. Lembre-se sempre do distanciamento, não provoque nem participe de aglomerações. Use a máscara cobrindo nariz e boca o tempo todo. Higienize as mãos sempre que possível, lavando com água e sabão ou usando álcool em gel. Lembramos também que, para que os estabelecimentos e eventos cumpram os protocolos de segurança e sejam seguros, é preciso que todos façam sua parte.

Produção: Hugo Rafael

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória