Arte e Cultura

Exposição que será aberta na quarta explora as relações entre a UFMG e a cidade

Será aberta na próxima quarta-feira, 25, a exposição UniverCidade Coleciona, idealizada por alunos do Curso de Museologia da UFMG. A mostra explora as relações estabelecidas entre a Universidade e Belo Horizonte, com base no conceito de cidade e no ato de colecionar.

De acordo com os organizadores, a cidade é constantemente feita, desfeita e refeita, e carrega, além do concreto, aquilo que é intangível: sonhos, desejos, afetos, interesses, memórias, histórias e disputas. O trabalho expográfico põe os alunos em contato com o trabalho denso e prático da montagem de exposições, que abrange da concepção até a realização.

Idealizada por alunos do sexto período do curso de Museologia, a mostra é resultado de produção acadêmica no âmbito das disciplinas Exposição Museográfica I e II e Conservação em Museus I e II, lecionadas, respectivamente, pelas professoras Verona Segantini e Ana Panisset.

Missa realizada no campus Pampulha, no início das obras da Cidade Universitária, em maio de 1946
Missa realizada no campus Pampulha, no início das obras da Cidade Universitária, em maio de 1946 DP-PRA / Intervenção na fotografia: Matheus Brisola-Estúdio Lampejo

Eixos

UniverCidade Coleciona apresenta três temáticas: a primeira, Universidade imaginada e construída, explora os planos e projetos para o campus universitário, desde a fundação da Universidade, em 1927. Reúne desenhos arquitetônicos, maquetes e fotografias que documentam a construção da “cidade universitária” da UFMG.

O segundo eixo, Patrimônio e coleção, conta com objetos e registros de coleções artísticas, científicas e bibliográficas da Universidade, desenvolvidas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

A terceira temática, Apropriações, propõe uma reflexão sobre apropriação dos espaços planejados e construídos da UFMG.

O acervo artístico que compõe a mostra está sob a guarda da Biblioteca Central, da Escola de Belas Artes, da Fafich, da Face, da Fale, do Centro de Memória da Engenharia, do Departamento de Projetos da Pró-reitoria de Administração, do herbário do ICB e do Museu de História Natural e Jardim Botânico.

A exposição permanecerá aberta ao público de 25 de maio a 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, no mezanino da Reitoria da UFMG, campus Pampulha. A entrada é gratuita.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Ciência da Informação