Notícias Externas

Exposição retrata a relação afetiva dos leitores com as bibliotecas públicas de Belo Horizonte

Projeto reúne relatos de figuras com atuação no contexto da biblioteca, como professores, pesquisadores, escritores e livreiros

Mostra foi pensada com intuito de divulgar livro publicado em 2020
Mostra foi pensada com intuito de divulgar livro publicado em 2020 Divulgação

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, conhecida popularmente como a "Biblioteca da Praça da Liberdade", inaugura este mês a exposição História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte. O projeto, desenvolvido pelas pesquisadoras Cleide Fernandes, Fabíola Farias e Maria da Conceição Carvalho, retrata as vivências e relações afetivas dos moradores com os espaços de leitura da capital mineira. Para isso, reúne relatos e experiências pessoais de figuras com atuação no cenário, como professores, pesquisadores, escritores e livreiros. No fim de 2020, esses registros foram publicados em livro e revelam detalhes sobre as práticas de leitura e aspectos da política cultural da cidade.

Espaço de estudo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizada na região centro sul de BH, em registro anterior ao período de pandemia Rede Minas/Reprodução

Em entrevista ao programa Universo Literário dessa terça-feira, 5, a coordenadora do projeto, Cleide Fernandes, revelou que a ideia para o livro surgiu em debates sobre a área de bibliotecas e leituras, enquanto a exposição foi pensada na tentativa de trazer mais visibilidade para a publicação. A pesquisadora percebe "uma relação afetiva carinhosa muito grande [das pessoas] com os espaços que elas frequentaram, como as bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e universitárias. [...] Nós não tentamos fazer um livro que fosse pautado por uma história oficial desses equipamentos, mas a partir da perspectiva de quem os frequenta. Como é a relação, não só intelectual, mas amorosa com esses espaços", explicou Cleide, que atua como bibliotecária há mais de 15 anos.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A mostra História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte é realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, 21, Funcionários, até o dia 28 de outubro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para mais informações, basta acessar as redes sociais do projeto, que está presente no Instagram e no Facebook.

Produção: Alexandre Miranda e Flora Quaresma, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas