Arte e Cultura

Valorização da memória é fio condutor de nova exposição no Centro Cultural

Mostra reúne trabalhos de Domingos Mazzilli, Hélio Siqueira, Marcelo AB, Mário Azevedo e Paulo Miranda

Visualidades: tornar visíveis os grupos ou artistas sem espaço de apresentação, os quais, por motivos diversos, não conseguem expor suas obras ao público geral ou familiarizado com a área de artes visuais. Memória: revisitar o passado, valorizando-o, atualizando-o ou propondo novas questões por meio de pesquisas e problematizações do presente. Essa é a proposta da nova exposição do Centro Cultural UFMG – Visualidades e memória – que pode ser visitada até 26 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 18h. A entrada é franca.

A mostra é composta de esculturas em cerâmica, objetos, oratórios e pinturas de Domingos Mazzilli, Hélio Siqueira, Marcelo AB, Mário Azevedo e Paulo Miranda, que expuseram no Centro Cultural nesses últimos anos

Sob a curadoria do professor Rodrigo Vivas, da Escola de Belas Artes (EBA), a exposição é um desdobramento do programa de extensão que tem como objetivo oferecer visibilidade às artes visuais contemporâneas e relacioná-las com outras manifestações artísticas e culturais, como o teatro, o cinema, a música, a poesia e os conhecimentos tradicionais.

Os artistas

Domingos Mazzilli

Formado em Medicina pela UFMG com pós-graduação em Psiquiatria e História da Arte pela PUC, cursou Artes Visuais na Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG e Artes Plásticas na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A partir de 2007, abandonou a medicina e, desde então, tem criado uma obra instigante. Artista multimídia, transita por vários suportes: confecciona objetos e assemblages, borda lingeries antigas, objetos de cozinha e carne e produz vídeos, instalações e fotoperformances.

Santíssimo
Santíssimo Domingos Mazzilli

Hélio Siqueira

Nasceu na cidade mineira de Ouro Fino em 1950, onde realizou seu primeiros estudos. Em 1969, muda-se para Uberaba onde começa seus primeiros como artista autodidata enquanto realiza o curso clássico no Colégio Marista Diocesano. Na época, ganha os três primeiros prêmios num concurso de pintura realizado pela União Estudantil da cidade. Impulsionado pelas conquistas, procura ampliar seus conhecimentos de desenho e pintura nas oficinas dos festivais de inverno promovidos pela UFMG, onde foi aluno de  Ado Malagoli, Álvaro Apocalipse, Amílcar de Castro, Iara Tupinambá, Jarbas Juarez e Frans Kragceberg. Participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior e realizou diversas mostras individuais.

Oratório da Cabeça
Oratório da Cabeça Hélio Siqueira

Marcelo AB

Nascido em Belo Horizonte, em dezembro de 1945. A formação humanística que recebeu dos pais e as atividades manuais praticadas em casa e na escola despertaram seu gosto pelas artes. Em 1959, após concluir o primário, Marcelo matriculou-se no internato do Seminário Santo Antônio, em Santos Dumont, na Zona da Mata mineira. Lá foi convidado para trabalhar no ateliê do mestre Frei Davi, onde aprendeu técnicas de desenho, pintura e gravura. Em 1967, voltou a residir em Belo Horizonte e frequentou por dois anos o curso de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Nessa época montou um ateliê de serigrafia em sua casa e começou a produzir cartões comemorativos. Em 1970, concluiu graduação em Comunicação Social na UFMG. Em 1971, cursou pintura no Atelier Livre de Artes Plásticas da Escola Guignard e começou a expor seus trabalhos.

Cabeça de São João
Cabeça de São João Marcelo AB

Mário Cesar de Azevedo

Artista plástico-visual trabalha com desenho, gravura, pintura, objetos, fotografias e edições-publicações desde 1980. Realizou mais de 30 mostras individuais em galerias e instituições culturais em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades.

Seus trabalhos já integraram inúmeros salões de arte e mostras especiais no Brasil e no exterior. Possui obras no acervo de importantes museus e várias coleções particulares. É professor da Escola de Belas Artes, em Belo Horizonte, e terminou recentemente um pós-doutorado na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Entreposto U
Entreposto U Mário Azevedo

Paulo Miranda

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba, tem pós-graduação em Desenho e Criatividade pela Unifran. Foi aluno de desenho e pintura dos artistas Hélio Siqueira, Frans Krajecberg, Karin Lambrecht, Orlando Castaño, Shirley Paes Leme, Alex Cerveny, entres outros. Já realizou mais de 60 exposições no Brasil e no exterior. Durante três décadas, integrou importantes mostras em instituições como MAM, Masp e Pinacoteca de São Paulo e Galeria Debret, em Paris. Atualmente, coordena o Museu de Arte Decorativa (Mada), em Uberaba.

Paulo Miranda, Pintura em técnica mista (pigmento natural e colagem) sobre lona
Pintura de Paulo Miranda feita com técnica mista (pigmento natural e colagem) sobre lona Divulgação

O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290 ou pelo site do Centro.