Semana da Letras reúne produção estudantil

Participação do escritor e jornalista Humberto Werneck encerra programação no dia 30

Escritor fecha a programação com apresentação no dia 30 de outubro
Humberto Werneck começou sua carreira no Suplemento Literário de Minas GeraisFacebook / Arquivo pessoal

Segue até a próxima segunda-feira, dia 30, a oitava edição da Semana da Letras, evento anual organizado pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Letras (Fale).

A programação é composta de mesas, debates, palestras, oficinas, sarau e apresentações de dança e música. Os temas dos trabalhos, que são apresentados pelos alunos em mesas, abordam análises de poesias, de cartas e de autoficção, narrativas que dialogam com a música e com seriados, trabalhos focados na importância da gramática tradicional nas escolas públicas, feminismo, tipografia, audiodescrição, lexicologia, literatura e fotografia, entre outros. A programação pode ser conferida no Facebook do evento.

Apresentações culturais também são atrações do evento. Na quinta-feira, dia 26, o Sarau das aranhas 2: um útero é do tamanho de um punho e o espetáculo de dança O sagrado feminino e a mitologia das bruxas vão ocupar o espaço em frente ao auditório 1007, da Faculdade de Letras.

Neste ano, o convidado especial é o jornalista, escritor e cronista mineiro Humberto Werneck. Ele participará de encontro com os participantes, no último dia do evento, 30, às 19h, no auditório 2000. O evento é gratuito e dispensa inscrição. Os interessados que desejarem comprovar participação devem imprimir certificado disponível no xerox da faculdade e colher as assinaturas.

Desatino da rapaziada

Humberto Werneck começou seu ofício no jornalismo a convite do escritor Murilo Rubião, que criou nos anos 1960 o Suplemento Literário de Minas Gerais. Como jornalista, passou pelas redações do Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Veja, Istoé e Playboy, entre outros veículos. Além disso, vem publicando livros, desde o fim dos anos 1980, na linha do que se convencionou chamar de jornalismo literário. Começou com uma reportagem biográfica sobre Chico Buarque, incluída no livro Chico Buarque, letra e música e ampliada em Tantas palavras. Seguiu com O desatino da rapaziada e Jornalistas e escritores em Minas Gerais, que investiga o trânsito que personalidades como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Cyro dos Anjos, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Murilo Rubião estabeleciam entre as redações de jornal e a literatura.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5119 ou na página do evento no facebook.