Faculdade de Educação abre hoje comemorações de seus 50 anos

Unidade surgiu no âmbito da Reforma Universitária de 1968

asdasd
Prédio da Faculdade de Educação, no campus PampulhaFoca Lisboa / UFMG

Nesta segunda-feira, 9, a congregação da Faculdade de Educação (FaE) realiza sessão solene para abrir oficialmente as comemorações dos 50 anos da Unidade. A cerimônia será realizada a partir das 18h, no auditório Professor Neidson Rodrigues, no campus Pampulha.

Na ocasião, serão homenageados professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unidade, ex-diretores e integrantes da equipe da Reitoria na gestão 2014-2018.

A cerimônia contará com a participação de alguns de seus ex-diretores, como Vanessa Guimarães Pinto (gestão 1982-1986), Glaura Vasquez de Miranda (gestão 1986-1990), Maria Aparecida Paiva Soares (gestão 1998-2002), Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben (gestão 2002-2006), Antônia Vitória Soares Aranha (gestão 2006-2010) e Samira Zaidan (gestão 2011-2014).

Trajetória
O professor João Valdir Alves de Souza, vice-diretor da Faculdade de Educação, conta que a unidade nasceu no âmbito da reforma universitária implantada no primeiro semestre de 1968 por meio do Decreto-lei 62.317. Na ocasião, a antiga Faculdade de Filosofia foi desmembrada nos institutos de Geociências, de Ciências Biológicas e de Ciências Exatas, nas faculdades de Letras, de Educação e de Filosofia e de Ciências humanas, e nas escolas de Enfermagem e de Belas Artes.

“Na época, o desenho que a universidade deu para si foi o seguinte: os estudantes entrariam nessas novas faculdades para se formarem em seus cursos e viriam à Faculdade de Educação para realizar a sua formação pedagógica. Naquela época, era exclusiva da Faculdade de Educação a tarefa de formar o professor”, lembra.

Contudo, a UFMG constatou, com o tempo, que a Faculdade de Educação não poderia ser a única encarregada da formação de professores. “Percebeu-se que essa é uma tarefa para ser realizada por toda a instituição”, explica João Valdir. Assim, essa trajetória de meio século é marcada pelo esforço de se recuperar a articulação entre as várias unidades acadêmicas da UFMG.

“Hoje a Faculdade de Educação comemora seus 50 anos com foco na necessidade de fomentar cada vez mais a sua articulação com as demais unidades acadêmicas, de forma a garantir a necessária formação de professores para a educação básica”, afirma.

Outras atividades serão realizadas no decorrer do ano em continuidade às comemorações dos 50 anos.