Notícias Externas

Fernando Sabino ganha exposição em sua homenagem na Praça da Liberdade

Projeto também apresenta intervenções artísticas ao ar livre e mostra de cinema

Fernando Sabino
Fernando Sabino Foto: Arquivo Nacional

O Instituto Fernando Sabino traz de volta a Belo Horizonte, cidade natal do escritor, a renomada exposição sobre o artista, neste ano denominada Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais. O projeto está sediado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, espaço com o qual Sabino tinha uma forte ligação. O prédio que atualmente abriga a Escola de Design da UEMG e recebe a mostra foi onde Sabino nasceu e viveu sua infância e adolescência.

Na programação, também estão planejadas uma série de intervenções artísticas ao ar livre no espaço do circuito, uma exposição que reúne vasto material do acervo do escritor na Biblioteca Pública Estadual e uma mostra de cinema na UEMG com diversos filmes inspirados no romance Encontro Marcado. São 4 longas e 14 curtas de ficção e um documentário, além de 10 curtas dirigidos por Sabino, que falam sobre autores nacionais.

Nessa segunda-feira, 20, o programa Universo Literário recebeu para uma conversa o filho do escritor, Bernardo Sabino, que é também presidente do instituto que leva o nome do pai. Em entrevista, Bernardo relembrou a ligação especial do homenageado com a Praça da Liberdade. O autor costumava chamar o ponto turístico de quintal, devido à proximidade da casa onde residia. O convidado também contou ter se surpreendido com a quantidade de pessoas que têm contato com a obra do mineiro, mas gostaria de ver o trabalho do intelectual ser mais difundido, destacando a importância da educação literária na infância e os projetos do Instituto Fernando Sabino para a construção de novas metodologias de ensino.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A exposição poderá ser visitada até 12 de outubro na Escola de Design da UEMG, que fica na rua Gonçalves Dias, 1434, no Lourdes, e em outros espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade. A entrada é gratuita. Para mais informações, basta acessar o site oficial do Circuito.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas