Ensino

Formação prepara professores para planejar e avaliar projetos de ensino-aprendizagem

Inscrições estão abertas até 18 de março; curso terá atividades no Moodle e encontros presenciais semanais

Atividade da última edição
Atividade da última edição da formaçãoFoto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

As inscrições para a Formação em projetos de ensino-aprendizagem, ofertada pelas diretorias de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) e de Mobilidade, Estágio e Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), estão abertas até a próxima segunda-feira, 18 de março

Em formato híbrido e com carga horária de 60 horas, o curso tem o objetivo desenvolver noções teóricas e práticas sobre planejamento e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem. As atividades assíncronas são organizadas no Moodle, e os encontros presenciais semanais ocorrerão às sextas-feiras, de 22 de março a 21 de junho, das 14h às 17h. A ação formativa insere-se no âmbito da Política para Projetos de Ensino-aprendizagem na Graduação.

O público-alvo são professores que planejam submeter propostas para a próxima edição do edital do Programa para o Desenvolvimento para o Ensino da Graduação (PDEG), cuja publicação está prevista para o início do segundo período letivo. Também podem se inscrever docentes que desejam desenvolver projetos de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da UFMG, incluindo aqueles que tiveram ações aprovadas no edital de 2023.

Escrita de projeto orientada
“Em 2024, a formação foi antecipada para o primeiro semestre em razão do edital do PDEG. Os professores que finalizarem o curso, além de terem absorvido aprendizados que podem resultar em aplicações diversas, já terão feito o exercício de escrita de um projeto de forma cuidadosamente orientada e alinhada com a Política para Projetos de Ensino-Aprendizagem na Graduação, o que certamente contribuirá para um êxito maior da empreitada”, avalia a professora Bréscia Nonato, diretora do Giz. Segundo ela, desde o ano passado, a participação em formações do GIZ tem sido um dos quesitos que compõem os editais da Prograd para aquisição de bolsas de graduação.

A Câmara de Graduação já havia julgado, no fim de 2023, projetos submetidos aos editais do PDEG, dirigido a colegiados de cursos de graduação, e do Programa de Monitoria de Graduação, destinado a departamentos acadêmicos. “É importante que os coordenadores dos projetos aprovados e aqueles que pretendem submeter propostas em editais futuros se inscrevam na formação a fim de fortalecer a dimensão da avaliação e contribuir para melhoria contínua do ensino de graduação da UFMG”, destaca o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Mais informações podem ser obtidas no site do Giz, pelo e-mail giz@prograd.ufmg.br ou telefone (31) 3409-6451.

Setor de Comunicação e Eventos da Prograd