Institucional

Fórum das instituições públicas mineiras define propostas para a Câmara dos Deputados

UFMG sediou reunião em que reitores também elegeram nova diretoria

asdsadsadsad
Reitores finalizaram minuta de propostas que serão encaminhadas para grupo de trabalho da Câmara dos DeputadosFoto: Ewerton Martins Ribeiro / UFMG

Na tarde desta segunda-feira, dia 9, a UFMG sediou reunião do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG). O encontro foi dirigido pelo presidente da entidade, Valden Steffen Júnior, reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e por Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG.

A reunião teve em sua pauta dois assuntos principais: a eleição da nova presidência do Foripes para o ano de 2020 e a minuta de propostas que o fórum pretende apresentar ao GT-EDSUP, grupo de trabalho instituído pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano para acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro.

No documento em questão, os reitores e reitoras das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Ipes) – “conscientes da função social e do papel estratégico que as Ipes desempenham em Minas Gerais e no Brasil”, segundo o texto – apresentam propostas emergenciais para a sustentabilidade dessas instituições.

No foco dessas propostas está o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) – em particular, no que se refere aos seguintes eixos: gestão e financiamento; acesso, permanência e sucesso escolar; ensino, pesquisa e extensão; compromissos da educação superior com a educação básica. Concluída durante a reunião realizada hoje na UFMG, a coleção de propostas deve ser encaminhada imediatamente para o GT da Câmara, conforme foi informado no encontro.

Sandro Amadeu Cerveira, Valden Steffen Júnior e Charles Okama de Souza, presidência do Foripes para 2020
Sandro Cerveira, Valden Steffen Júnior e Charles Okama de Souza, gestores do Foripes para 2020 Foto: Ewerton Martins Ribeiro / UFMG

Nova presidência
Constituído em 2003, o Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais reúne reitores e reitoras de 17 instituições, sendo 11 universidades federais, duas estaduais, três institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

Na eleição realizada durante a reunião, Valden Steffen Júnior foi reconduzido à presidência do Fórum, e Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), continuará na função de segundo vice-presidente, que já desempenhou no decorrer deste ano. O reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), José Ricardo Martins da Silva, por sua vez, não seguirá no cargo de primeiro vice-presidente, que ocupou em 2019. A partir de agora, o cargo será ocupado por Charles Okama de Souza, reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSEMG).