Notícias Externas

Galeria virtual da Academia Mineira de Letras estreia no âmbito digital com exposição literária

'Escritos de Minas' é a primeira exposição do projeto e apresenta obras referentes a seis distintos eixos temáticos

Alguns dos livros que compõem a exposição 'Escritos de Minas', da AML
Alguns dos livros que compõem a exposição 'Escritos de Minas', da AML Foto: Larissa Pena / Acervo AML

Nesta terça-feira, 8, a Academia Mineira de Letras estreia a Galeria Virtual AML, hospedada no site da instituição, que pretende abrigar uma série de exposições digitais. Em conjunto à inauguração, será lançada a exposição Escritos de Minas, que reúne obras literárias referentes a seis distintos eixos temáticos: Origem histórica, A Inconfidência e PersonalidadesAspectos Políticos e Econômicos, A cidade construídaArte e Patrimônio e Literatura – conto e romance.

Uma das principais atrações da exposição são trinta livros, escritos, organizados e coordenados por acadêmicos, que abordam elementos da história de Minas Gerais nos séculos 18, 19 e 20. Outro destaque é uma exposição de capas ilustradas, com a participação de artistas como Yara Tupynambá e Cláudio Martins, apresentando um recorte do design gráfico editorial entre o período de 1935 e 2011.

A turismóloga e bolsista do Núcleo de Acervo da AML Larissa Pena, que é curadora da exposição, participou do programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, e conversou com o jornalista Hugo Rafael, dando mais detalhes sobre o lançamento da galeria virtual.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A exposição Escritos de Minas fica disponível por três meses, até 30 de janeiro. Para mais informações, acesse o site da Academia Mineira de Letras.

(Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)