Pesquisa e Inovação

Gary Anderson, da Universidade de Nova York, faz conferência sobre gestão educacional

Vinda do pesquisador à UFMG, agendada para o dia 5 de outubro, é viabilizada pelo Programa Cátedras Fundep/Ieat

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Gary Anderson: adoção, na administração pública, de princípios e práticas do setor privadoFoto: Arquivo pessoal

[Correção feita em 28/09, às 12h05: a conferência será ministrada em espanhol, sem tradução simultânea. Em versão anterior, a notícia informava que a conferência seria em inglês, com tradução simultânea]

No dia 5 de outubro, quarta-feira, às 14h, o pesquisador Gary Anderson, professor emérito da Escola Steinhardt de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Nova York, fará conferência na UFMG com o tema New governance, new public management and the new professional: privatizing subjectivies [Nova governança, nova gestão pública e o novo profissional: privatizando subjetividades].

A conferência será ministrada em espanhol, sem tradução simultânea. Receberão certificados os participantes que se cadastrarem no Sistema de Gestão de Eventos da Universidade e confirmarem presença.

Gary Anderson está na UFMG como convidado do Programa Cátedras Fundep/Ieat. Sua comunicação será feita no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), e ocorrerá conjuntamente com o Seminário internacional Políticas públicas para a melhoria da educação, organizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) da FaE.

“Anderson é um estudioso de destaque na comunidade acadêmica internacional nas áreas de gestão educacional, políticas e reformas educacionais nos EUA, América Latina e Europa”, informa o Gestrado em seu site. “Nos últimos anos, obteve êxito na formação de equipes interdisciplinares, envolvendo pesquisadores de diversos países para a colaboração internacional em publicações e projetos de pesquisa.”

Nova gestão pública
Entre os interesses de estudo do pesquisador está a crescente privatização do ensino público e da esfera pública. Nesse sentido, ele falará, em sua conferência, sobre como a New Public Management [Nova Gestão Pública] – modelo de gestão que prega a utilização na administração pública de princípios e práticas adotadas no setor privado – está reformulando os profissionais do setor público.

“Uma preocupação central de minha pesquisa tem sido a dimensão simbólica da liderança educacional e as formas como os administradores ‘administram o significado’ (ou seja, discursos dominantes) nas escolas, distritos escolares e comunidades escolares”, explica Anderson, que já foi professor do ensino médio e gestor escolar, na sua página de perfil no site da NYU.

“Fiz vários estudos usando análise de discurso de textos escolares e de políticas, padrões nacionais e exames de licenciamento para administradores e relatos da mídia”, conta. “Esses estudos traçam a mudança do papel dos líderes escolares no contexto das demandas da ‘nova economia’ por maior mercantilização, corporatização e crescente privatização do ensino público e da esfera pública em geral", acrescenta o professor.