Saúde

'Home x office' é tema de novo webinar sobre vida e trabalho na pandemia

Evento será realizado nesta terça-feira, dia 4, com transmissão pelo YouTube

A relação entre o trabalho remoto e vida privada é um dos eixos de discussão da série
A relação entre trabalho remoto e vida privada é um dos eixos de discussão da série Raphaella Dias / UFMG

Nesta terça-feira, dia 4, ocorre a segunda edição do webinar Vida e trabalho em tempos de pandemia, organizada pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UFMG. O evento, que terá início às 9h, será transmitido no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG no YouTube.

O debate terá como tema Home x office e será mediado pela pró-reitora Maria Márcia Machado e pela pró-reitora adjunta Leonor Gonçalves. A psicóloga Suzan Caroline Ribeiro, do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast) da UFMG, vai falar sobre A ansiedade em tempos de trabalho remoto: usos do Mindfulness como estratégia de cuidado.

Eu, família e trabalho em tempos de pandemia será o tema da exposição do professor Santer Álvares, do Núcleo de Ciências do Centro Pedagógico. Por fim, a professora Carla Spagnol, do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, discorrerá sobre A importância da pausa no trabalho presencial ou remoto.

Temas comuns
A pró-reitora Maria Márcia Machado avalia que a série de webinars tem sido importante para aproximar os gestores e servidores da UFMG, trazendo à tona temas que são comuns a todos. “Tendemos a pensar, em um primeiro momento, que as experiências que vivenciamos são particulares, mas descobrimos que, em medidas diferentes, todos passamos pelas mesmas dificuldades. Esta edição será especialmente focada nos problemas que emergem quando fazemos da casa nosso ambiente de trabalho”, observa.

A primeira edição do webinar Vida e trabalho em tempos de pandemia está disponível no canal da CAC. Outros dois encontros estão previstos para as próximas semanas: no dia 18 deste mês, será abordada a comunicação em tempos de distanciamento. No dia 9 de setembro, o tema será os impactos da pandemia na economia, incluindo a economia doméstica. Ambos também contarão com participação de servidores técnico-administrativos entre os expositores. Após a série, a PRORH manterá a interação virtual com os servidores para capacitação, por meio de cursos, palestras e seminários.  

Matheus Espíndola