Institucional

Hospital das Clínicas ganha prêmio de excelência em saúde

Instituição venceu na categoria Engenharia Clínica

Troféu conquistado pelo setor de Engenharia Clínica do HC
Troféu conquistado pelo setor de Engenharia Clínica Arquivo / Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é uma das 39 instituições vencedoras do IV Prêmio Excelência da Saúde, homenagem da revista Healthcare Management às instituições de saúde que mais se destacaram no setor. O evento de premiação foi realizado no último dia 21, no Guarujá, litoral paulista.

O HC foi eleito na categoria Engenharia Clínica, setor coordenado na UFMG pelo engenheiro clínico Alexandre Peixoto Maia. As 39 instituições eleitas em diversas categorias foram escolhidas pelo conselho editorial do Grupo Mídia, composto pelas revistas Healthcare Management, HealthARQ e Health-IT.

A reorganização dos processos de trabalho, a recomposição do quadro de engenheiros e a contratação de empresa prestadora de serviços de engenharia clínica possibilitaram ao hospital ter acesso a técnicos capacitados, a ferramentas de última geração para manutenção preventiva, corretiva, testes e calibração dos equipamentos, além de um software de gerenciamento de equipamentos que informatizou e padronizou os processos. Por meio do programa, mais de cinco mil equipamentos são gerenciados periodicamente. O sistema também reduziu o uso de papéis no setor, que utiliza apenas celulares ou tablets para abrir as ordens de serviço.

Com Assessoria de Comunicação do HC / UFMG