Hospital das Clínicas inaugura nova unidade de internação

Doação de R$ 1,3 milhão possibilitou a abertura de 24 leitos

O empresário Rubens Menin, responsável pela doação, conversa com a reitora Sandra Goulart Almeida e outros dirigentes da UFMG Acervo HC-UFMG /Ebserh

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh inaugurou, nesta quarta-feira, dia 4, em solenidade restrita, por conta da pandemia, a nova unidade de internação do 8º Norte. Mais compatível com os recursos tecnológicos e protocolos mais modernos para o cuidado do paciente, o ambiente passou por reforma e recebeu uma nova estrutura graças à doação do empresário Rubens Menin, CEO da construtora MRV.

Foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão na demolição de paredes, troca de pisos, construção de novas salas de atendimento e de blocos cirúrgicos, pintura, além da modernização das instalações elétricas, hidrossanitárias e tubulações. Tudo isso possibilitou a abertura de 24 novos leitos de internação, proporcionando melhoria nas condições de cuidado e segurança para o paciente.

“O ano de 2020 tem sido muito difícil, mas nós esperamos, muito em breve, preencher esse novo espaço com os nossos pacientes, profissionais, alunos e residentes. Temos 11 cursos de saúde na UFMG, e grande parte de seus alunos passa pelo HC, onde o ensino é fundamentalmente prático. É uma formação que se baseia no exemplo, por isso buscamos a excelência baseada nas melhores práticas”, lembrou a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, professora Andrea Maria Silveira, que destacou o compromisso do empresário com o ensino. “O exemplo que o senhor deixa para a sociedade com essa obra é potente e vigoroso”, afirmou.

Sempre UFMG
Rubens Menin é ex-aluno da UFMG, onde se graduou em Engenharia Civil. “Tenho um vínculo com a Universidade, onde me formei, assim como meus filhos e meus pais. É muito gratificante poder estar aqui e ajudar, de alguma forma, a melhorar a sociedade e devolver a ela o que me proporcionou através da UFMG”, afirmou.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida destacou o vínculo de Menin com a instituição e o impacto da sua iniciativa. “É um projeto que dará mais conforto para quem procura o HC e o SUS e que demonstra não só a solidariedade e generosidade do Sr. Rubens Menin, mas o seu forte vínculo com a Universidade. Uma vez UFMG, sempre UFMG”, disse ela.

O presidente da Rede Ebserh, general Oswaldo de Jesus Ferreira, veio de Brasília para participar da solenidade. “Somos uma rede de hospitais-escola e precisamos oferecer uma excelente estrutura para entregar para o mercado de trabalho profissionais capacitados que multiplicam o saber, levando para todo o país o que aprenderam em nossos hospitais universitários”, afirmou.

Os gestores destacaram ainda a atuação das universidades não só na formação de profissionais, mas também na assistência à saúde, principalmente neste momento de pandemia. Eles reconheceram e agradeceram o trabalho dos profissionais do HC no enfrentamento do novo coronavírus.

Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Luna Normand / Jornalista do HC-UFMG/Ebserh