Notícias Externas

Intervenção no Rio de Janeiro expõe crise na segurança pública do país

Especialistas avaliam cenário brasileiro e soluções apresentadas pelo governo federal

O comando das forças de segurança pública do Rio de Janeiro ficará a cargo das Forças Armadas
O comando das forças de segurança pública do Rio de Janeiro ficará a cargo das Forças Armadas Reprodução/ CML/ Agência Brasil

A crise na segurança pública do Rio de Janeiro motivou uma reunião ontem convocada pelo presidente Michel Temer em Brasília. Ministros e representantes do Legislativo estiveram no Palácio da Alvorada durante a noite para discutir a intervenção no estado para conter a violência crescente. A intervenção precisará ser feita por decreto, que irá direto ao plenário da Câmara e pode ser votado na próxima segunda-feira ou na terça-feira de manhã. Em seguida, será analisado pelos senadores. 

Com a decisão, as Forças Armadas irão assumir as atividades de segurança no Rio de Janeiro até dezembro desse ano. Os detalhes do decreto ainda serão definidos nesta sexta-feira. A crise no estado trouxe à tona outras discussões para tentar resolver a questão da violência não só no Rio, mas em todo o país como a criação do Ministério da Segurança Pública. 

Além dos problemas enfrentados pelas polícias Civil e Militar, a repercussão negativa das afirmações feitas pelo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, na última semana, causam ainda mais polêmica para o debate sobre a segurança pública. 

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-16-02-2018.mp3
ouca-a-reportagem-de-alicianne-gonçalves-16-02-2018.mp3