Notícias Externas

Jornal UFMG: edição de 5 de novembro de 2016 (especial Enem)

Em todo o país, 204.304 candidatos, dos mais de 8 milhões de inscritos, vão ter o Enem adiado. Apesar de lidarem de formas diferentes com a situação, os alunos que tiveram a prova do Enem adiada para dezembro não escondem a aflição com a espera do Exame. Ouça a reportagem de Karla Escarmigliat.

Teste

Dos 8,6 mil candidatos ao ENEM, 68 mil são pessoas com deficiência. O Exame dispõe de intérpretes de libras e ledores para auxiliar pessoas com deficiência visual e auditiva. Mas os candidatos afirmam que a prova ainda tem um longo caminho até se tornar acessível. Ouça a reportagem de Vanessa Bugre.

Teste

Nem só os estudantes interessados nas vagas das universidades públicas vão encarar a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste sábado e domingo. A prova que substituiu o vestibular em muitas instituições brasileiras tem outras funções. Ouça a reportagem de Karla Escarmigliat.

Teste

Com a expansão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maioria das instituições públicas de ensino superior passou a fazer parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas os candidatos precisam ficar atentos, pois nem todas as instituições do estado aderem ao sistema da mesma forma. Em algumas delas, por exemplo, o aluno pode fazer tanto o vestibular tradicional, quanto usar a nota do Enem. Ouça a reportagem de Karla Escarmigliat.