Extensão

Livraria UFMG no Espaço do Conhecimento promove lançamento de livros neste sábado

Tecnologias para aprender esclarece conceitos fundamentais sobre as práticas de leitura e escrita do mundo digital
O primeiro lançamento esclarece conceitos fundamentais sobre as práticas de leitura e escrita do mundo digital Divulgação

Neste sábado, 25, a Livraria UFMG Liberdade vai abrigar o lançamento dos livros Tecnologias para aprender, organizado pela professora Carla Coscarelli, da Faculdade de Letras (Fale), e Textos multimodais – leitura e produção, da professora Ana Elisa Ribeiro, do Cefet-MG. As obras são produzidas pela Parábola Editorial.

O evento será das 11h às 13h, e a loja fica no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, 700.

Tecnologias para aprender esclarece conceitos fundamentais sobre as práticas de leitura e escrita do mundo digital. A obra contém dez capítulos de autoria de professores-pesquisadores que estudam e experimentam as possibilidades digitais, na escola e fora dela. Desafios, possibilidades, experiências de interação, formação de professores e consumo crítico são alguns aspectos tratados, e o objetivo é transmitir conhecimentos que podem ser aplicados a contextos de aprendizagem. O preço de capa é R$ 20.

A obra apresenta, de forma simples e leve, modos de provocar e de desenvolver a leitura e a escrita de textos multimodais
A outra obra apresenta, de forma simples e leve, modos de provocar e de desenvolver a leitura e a escrita de textos multimodais Divulgação

Textos multimodais – leitura e produção é o resultado prático de pesquisa sobre esse gênero na escola básica, especialmente no ensino médio. Será que, ainda hoje, vale a pena pensar as aulas de língua materna exclusivamente para o trabalho com textos verbais? Com exemplos e análises, Ana Elisa Ribeiro apresenta, de forma simples e leve, modos de provocar e de desenvolver a leitura e a escrita de textos multimodais, principalmente nas aulas que têm a linguagem como objeto de ensino e aprendizagem. O volume custa R$ 29.

As autoras
Carla Viana Coscarelli é mestra e doutora em estudos linguísticos pela UFMG. Fez pós-doutorado em ciências cognitivas na University of California e em educação na University of Rhode Island, Kingston, ambas nos Estados Unidos.

Ana Elisa Ribeiro é doutora em linguística aplicada pela UFMG, com pós-doutorados em comunicação social (PUC Minas) e linguística aplicada (Unicamp). É autora de diversas publicações que abordam temas como a leitura, a produção e a edição de textos, especialmente nas relações com as tecnologias (analógicas e digitais).

(Com Assessoria de Comunicação da Parábola Editorial)