Notícias Externas

Livro de passatempos reúne histórias de mulheres cientistas

Você sabia que uma equipe de cientistas, em sua maioria mulheres, liderada pela pesquisadora Ester Sabino, foi responsável por sequenciar o genoma no novo coronavírus no Brasil, em tempo recorde? As cientistas conseguiram fazer em apenas dois dias o que, em outros países, levou, em média, 15 dias. Sabia também que foi uma mulher, a virologista June Hart, quem descobriu o primeiro coronavírus, em 1964? Ou que hoje sabemos da importância de lavarmos as mãos para evitar infecções por causa do trabalho da enfermeira Florence Nightingale, ainda em 1860?

Essas e outras histórias de mulheres cientistas estão no livro de passatempos Mulheres Cientistas: Coronavírus, produzido por professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As professoras Alessandra Barbosa, Camila Silveira, Camilla Oliveira, Clarice Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana Simões, autoras do livro, integram o projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências. O projeto tem o objetivo de destacar o trabalho de mulheres pesquisadoras e incentivar meninas a seguirem carreiras científicas.

No programa Expresso 104,5, a professora do Departamento de Química da UFPR Camila Silveira, um das autoras do livro, falou sobre o trabalho.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção de Filipe Sartoreto