Arte e Cultura

Livro didático de professores da Belas será usado por alunos do Ensino Médio em todo o país

O livro Arte de perto, elaborado pelos professores da Escola de Belas Artes Maurilio Rocha, Mariana Lima Muniz, Rodrigo Vivas e Juliana Azoubel, é um dos dois livros de Artes aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, na modalidade Ensino Médio.

É a segunda vez que o PNLD contempla livros focados no ensino de Artes em seu edital. Onze obras concorreram. Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) está distribuindo amostras dos dois livros para que as escolas públicas escolham qual vão adotar.

Arte de perto aborda música, dança, teatro e artes visuais. “Abordamos os quatro campos desde seus aspectos mais básicos. O livro foi elaborado com o objetivo de ensinar conceitos e estimular a produção artística dos estudantes”, afirma o professor Maurilio Rocha.

Para o professor Maurilio, a entrada do currículo de Artes no edital do PNLD agrega valor ao ensino da disciplina, além de ajudar os professores a preparar suas aulas. “Estamos criando o hábito de fornecer ao professor de artes um livro didático que ele possa seguir, o que o ajuda a ter ideias para aplicar na sala de aula. Por meio do livro didático, o professor tem mais facilidade de contemplar, em suas aulas, os objetivos e diretrizes do MEC”, conclui.